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1.Afinal Lead: O que é um?
Se você faz marketing ou se interessa pela área, com certeza já ouviu falar em leads, mas afinal o que é lead?
Lead nada mais é do que uma pessoa ou um usuário que demonstrou certo interesse pela sua marca ou o seu produto/serviço.
E como identificar esse usuário?
Imagine que o site da sua empresa começou a pouco tempo a obter um tráfego relativamente aceitável. Qualquer contato, “levantada de mão” do usuário faz com que ele seja considerado um lead.
Para identificar quem são as pessoas que podem ser chamadas de Leads é fácil.
2.Identificando um Lead…
Algumas maneiras que um usuário pode ser considerado tal por sua empresa são:
- Conversão em Landing Pages: Na conversão pela Landing Page o usuário faz o download de um material rico da sua empresa. Em troca ele deixa suas informações. Essa pessoa mostrou que está em contato com seu negócio e alinhada com o assunto que sua organização trabalha.
- Preenchimento de um formulário: Seguindo a mesma linha da landing page o formulário também mostra que o usuário está interessado de alguma forma. Por exemplo: Imagine que você tem um escola que vende cursos. Dentro do seu site existe um formulário para o usuário preencher para receber mais informações sobre o curso. Tais como: vagas disponíveis, horário e etc. O preenchimento do formulário reforça o interesse dele pela sua marca, fazendo com que ele seja considerado um lead.
- Ligação: Vamos voltar ao exemplo da escola de cursos. Imagine que você recebeu uma ligação de alguém que visitava o seu site e este não preencheu nenhum formulário e não baixou nenhum material. Mas mesmo assim decidiu ligar para obter mais informações, essa pessoa pode ser considerado um Lead? Sim, uma pessoa que liga direto mostra que tem interesse naquilo que sua empresa oferece e deve ser considerada um lead.
Os leads são necessários para qualquer negócio. Mas é importante criar um relacionamento com eles antes de tentar fechar uma venda. Mas afinal quando sei que um lead está pronto para comprar?
Para isso é preciso entregar valor para os seu leads. Fazer com que avancem no seu funil de vendas, e o próximo passo é transformá-lo em um lead qualificado. Para isso primeiro é preciso entender a diferença entre um Lead “normal” para um Lead Qualificado.
3.Leads Qualificados
Bom, agora que você já sabe o que é um lead, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto.
Entender a diferença entre um lead e um lead qualificado não é difícil. Um lead qualificado é aquele que já vem consumindo a sua marca por algum tempo.
Imagine que aquele seu lead só baixava conteúdos de topo de funil, ou seja, conteúdos mais genéricos sobre a sua marca. Mas ai ele finalmente baixa um conteúdo mais específico, no exemplo da escola de cursos, um guia completo do curso x.
Isso mostra que ele já está mais interessado em saber sobre o produto ou serviço específico que sua empresa oferece.
Quando um ele passa a ser qualificado, isso significa que ele já criou um certo relacionamento e está um pouco mais perto de finalizar a compra.
Para entender isso é importante saber as etapas do funil de marketing.
Falamos sobre o que fazer com sua base de leads nesse vídeo aqui.
4. O Funil
O funil de marketing facilita a visualização das etapas que um lead deverá passar para se tornar uma venda.
Com o funil é possível acompanhar a passagem dos leads e saber quem já está em uma etapa mais avançada e quem não está ainda.
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