Se você tem um negócio, provavelmente já notou que as mídias sociais é um ambiente superpoderoso, assim, incluir o tráfego pago Instagram é fundamental para ampliar seus resultados.
Aqui nesse post, falarei tudo o que você precisa saber sobre o tema, desde o funcionamento mais simples dele, até a maneira de criar a sua própria campanha do zero.
Boa leitura!
Índice do Conteúdo
O que é o Tráfego pago Instagram e como ele funciona?

O Tráfego pago Instagram é uma maneira de você conseguir veicular anúncios na plataforma, seja pelo feed ou pelo stories.
Além disso, é importante lembrar que aqui você pode trabalhar com diversos modelos de campanhas, incluindo:
- Fotos;
- Vídeos;
- Carrossel de sequência de fotos;
- Carrossel de sequência de vídeos.
Os anúncios são utilizados para poder gerar algum tipo de engajamento ou conversões para as empresas.
Portanto, através do tráfego pago Instagram você consegue atrair mais visibilidade a sua marca e torná-la reconhecida.
O legal é que não importa qual segmento a sua empresa está, já que os vídeos curtos, fotos e as imagens em carrossel cabem em qualquer tipo de perfil, principalmente para educar a respeito de um tipo de produto, por exemplo.
Quais são as principais estratégias e os tipos de campanhas?

Atualmente o Instagram conta com muitos formatos de anúncios já que a quantidade de estratégia também aumentou.
O legal é que cada um é adequado para os seus objetivos e tipos de perfis da empresa. Falarei mais sobre eles abaixo anúncios de:
– Stories: Os Stories contam com muitos recursos para você se engajar com a sua audiência, além de ter um ótimo alcance.
– Imagens: Esses modelos de anúncios podem ser veiculados em diversos locais, mas você precisa focar sempre em algo bem atrativo envolvendo imagem de qualidade, texto chamativo e uma CTA.
– Vídeos: Essa é uma ótima maneira para se contar histórias e engajar o seu público, entretanto, é necessário ser breve.
– Carrossel: Aqui você pode desde apresentar um produto até contar histórias para atrair a atenção.
– IGTV: O IGTV te ajuda a divulgar vídeos sobre dos mais variados temas, apresentando um passo a passo bem prático e interativo com o público.
– Anúncios no Instagram Shopping: Por fim, essa é um recurso que lhe permite criar a sua loja virtual dentro da plataforma, onde é possível apresentar um produto e realizar a venda.
Passo a passo – Como você pode fazer a sua campanha de tráfego pago Instagram
Passo 1 – Vá até o Gerenciador de Anúncios do Facebook

A primeira coisa que você precisa fazer para criar a sua campanha é ir até o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Essa é uma ferramenta onde você consegue criar e administrar todas as suas campanhas, estejam elas no Facebook ou no Instagram.
O bacana é que ela foi criada de maneira bem intuitiva, sendo muito simples de utilizar, facilitando a vida dos iniciantes na área.
Passo 2 – Tenha objetivos

Não tem como você desenvolver um anúncio sem ter um objetivo definido na sua campanha.
Afinal de contas, como você pode dizer que está fazendo certo ou errado se nem sabe o que está procurando?
Não sabe bem o que procura? Fique tranquilo, a plataforma apresenta alguns objetivos que você pode selecionar. São eles:
- Alcance da marca;
- Reconhecimento da marca;
- Tráfego;
- Envolvimento;
- Conversão;
- Gerar cadastros em uma página;
- Visualizar vídeos;
- Instalar um aplicativo;
- Vendas de catálogo;
- Tráfego para estabelecimento.
Passo 3 – Dê um nome para a sua campanha

Depois de ter o seu objetivo bem definido, chegou o momento de escolher algumas coisas como:
- Nome da sua campanha;
- O valor;
- Tipo do orçamento.
Aqui existem dois tipos de orçamento, o diário, que você tem um valor médio para gastar, entretanto, ele pode variar conforma os dias.
Já o orçamento vitalício, que irá manter o valor, independente da variável.
Passo 4 – Segmentação de campanha

Agora você precisa segmentar a sua campanha para que os seus clientes em potencial possam encontrá-la. Se você vende roupas femininas, por exemplo, você não vai atingir pessoas que desejam comprar presentes para crianças ou homens.
Além disso, você pode melhorar ainda mais a sua segmentação definindo:
- Gênero;
- Localização;
- Idade;
- Interesses;
- Idioma, etc.
Não se esqueça que quanto mais específica for a sua persona, melhores serão os seus resultados. Afinal de contas, você vai acabar pagando por cliques e visualizações de pessoas que não estão interessados no seu produto? Claro que não.
Passo 5 – Escolha o posicionamento e o modelo de otimização

Chegamos no momento mais técnico na produção do anúncio de tráfego pago Instagram, portanto, fique atento as dicas.
Uma das coisas será em qual lugar você quer que o seu anúncio apareça. Nesse caso, haverá duas opções:
- Posicionamento automático;
- Posicionamento manual.
No posicionamento automático o Instagram vai testar para você diversos posicionamentos, considerando os que tenham a melhor performance, de acordo com o seu orçamento. Já o manual é você que escolhe exatamente onde deseja veicular os anúncios.
Depois disso, você precisa escolher qual vai ser a métrica de otimização para poder veicular a campanha, que são:
- Visualização de página de destino;
- Impressões;
- Alcance único diário;
- Cliques no link.
Escolhendo a métrica você pode definir hora e data para começar a aparecer o anúncio ou começá-lo assim que finalizar a campanha.
Passo 6 – Crie o seu anúncio do Tráfego pago Instagram
Diferentemente do que acontece em outras plataformas, o Instagram é muito mais audiovisual. Isso quer dizer que não existe anúncios só de textos, todos eles vão ter imagens e vídeos.
Portanto, invista em imagens que conversem com a sua persona, que sejam chamativas e façam as pessoas pararem para rolar e ver o post. Existem algumas empresas que apostam em vídeos e Gifs para falar sobre suas funcionalidades.
Além disso, você precisa caprichar na sua legenda e explorar ao máximo os recursos como os emojis e as hashtags para otimizar os resultados.
Para finalizar, como o URL de destino ou crie a sua Chamada para a Ação, caso o seu formato de anúncio exija.
Atenção aos textos do seu anúncio

As legendas de uma determinada campanha precisa ter, essencialmente, um texto de até 125 caracteres. Se você criar o seu texto e ele passar desse limite, ela não irá aparecer completamente na página.
Ou seja, ela terá aqueles três pontinhos no final. Nesse caso, o leitor terá de clicar em “ler mais” para saber o que você está dizendo.
Você pode até considerar que isso vai ajudar na sua estratégia, deixando o leitor mais curioso, entretanto, nas redes sociais os anúncios precisam chamar a atenção. Além disso, o ideal é que seja um interesse de primeira, para que se possa destacar entre os outros.
Digo isso porque não será somente o seu anúncio que estará disponível, na verdade, haverá muitos outros. Portanto, passe a sua mensagem nas duas primeiras linhas do seu anúncio.
Mesmo que o tráfego pago Instagram é uma ótima maneira de você conseguir vender mais produtos ou mesmo aumentar a visibilidade da sua empresa, muitas vezes se faz necessário a recorrer a um profissional.
Conclusão sobre Tráfego pago Instagram
Portanto, avalie as suas possibilidades e decida se atualmente você tem um caixa para fazer sozinho ou se pode contratar um especialista que possa lhe ajudar.
Grande abraço e te espero no próximo post.
Quer saber mais sobre marketing digital? Então nos siga no Instagram.