Esteja preparado para o mercado: Aprenda abaixo o mínimo que você precisa saber para  se tornar um profissional de marketing.

Está estudando marketing, quer se tornar um profissional de marketing? Quer saber porque muitos profissionais de marketing digital ficam estagnados na mesma vaga e não conseguem aquela promoção?

Muitos profissionais deixam a desejar independente da área de atuação. O que nos leva a pensar, afinal o que diferencia um profissional bom de um mediano?

As diferenças são grandes, para muitos a resposta que está na ponta da língua é “inteligência”. No mundo do Marketing Digital, assim como todas as outras áreas, Inteligência é muito necessária, mas há fatores que são um tanto quanto importantes na hora de diferenciar a qualidade de dois profissionais.

Abaixo estão 7 dicas para você não se tornar apenas “mais um” entre milhares no mercado.

1. Profissional de Marketing Mensura tudo!

Profissional de Marketing Mensura tudo!

Do que adianta fazer uma estratégia linda, bem estruturada e inteligente, se você não sabe o resultado?

Para ser um profissional de marketing Digital de qualidade é preciso medir tudo. Medir desde postagens simples em blog, até as taxas de conversão das landing pages.

Analisar o funcionamento das campanhas pagas, posts, e dos fluxos de e-mails é fundamental para entender o que está dando certo e o que não está. Examinar dados e informações faz parte do dia-a-dia de um bom marqueteiro digital e este nunca abandona suas medidas.

Profissionais que se destacam na área estão sempre estudando o resultado de suas campanhas e buscando formas diferentes de otimizá-las.

As principais ferramentas de mensuração de dados hoje são:

O Analytics é uma ferramenta do próprio Google feita para mensurar o número de visitas no seu site e entender qual o comportamento do usuário dentro dele. No GA é possível saber quais campanhas estão tendo os melhores resultados e quais não estão a partir de uma integração com o Google Adwords (falarei mais sobre essa ferramenta pra baixo). No marketing online é uma tool indispensável.

O Facebook Business Manager ou Gerenciador de Negócios, possibilita você alocar todas as informações da sua página, campanhas de facebook ads, remarketing, pixel e várias outras funções. Essa ferramenta facilita muito a visualização e mensuração de campanhas e posts da sua página do Face.

O Google Webmasters é mais uma ferramenta Google para ajudar você a mensurar a qualidade do seu site. Na plataforma você pode enviar seu sitemap, melhorar sua HTML e saber até quais os outros websites que disponibilizaram um link seu.

2. Seja um Profissional de Marketing que está pronto para mudar a estratégia

Seja um Profissional de Marketing que está pronto para mudar a estratégia

As vezes é difícil aceitar, mas tudo muda. Mudanças são inevitáveis e quando falamos de Marketing Digital não é diferente.

Muitos profissionais seguem aquele ditado de que “time que está vencendo não se mexe”. Bom se você é um profissional de marketing desse estilo, sugiro repensar seus conceitos, porque se hoje aquela sua estratégia dava certíssimo, amanhã pode não dar mais.

As mudanças são necessárias, porque nenhuma estratégia é eficiente para sempre. No marketing online é preciso medir e testar novas formas de fazer.

Um teste bem conhecido por profissionais de marketing:

  • Teste A/B

No teste A/B basicamente você cria uma segunda versão para uma landing page (por exemplo) e verifica se a segunda versão tem uma performance melhor do que a primeira. Isso é importante até quando já se tem uma boa campanha. Isso é importante pois é possível verificar se uma campanha sua não poderia estar atingindo um nível ainda melhor.

Talvez essa seja a ferramenta mais inovadora do marketing digital. A Hotjar possibilita estudar e entender melhor o comportamento do usuário dentro do seu site. A plataforma grava o que o usuário faz no website e a partir do vídeo é possível ver quais lugares o usuário passeou. Também é possível ver quais ele pensou em clicar mas acabou desistindo. Além disso a tool permite ainda saber quais áreas do site os usuários mais clicam a partir de um mapa de calor.

3. Um bom profissional de marketing sempre está em busca de aprender

Um bom profissional de marketing sempre está em busca de aprender

Como mostrado acima, o Marketing Digital muda sempre, e em uma velocidade acelerada, todos os dias são criados novos métodos, formas e estratégias para substituir as “velharias”.

Por isso é importante estar sempre se atualizando, buscando novos conhecimentos além daqueles que você já tem. Aprender demais nunca é ruim, e quem não se atualiza fica pra trás.

O profissional de marketing que se acomoda muito acaba por ser substituído ou muitas vezes até mandado embora. Se você trabalha ou quer trabalhar na área é melhor se mexer porque quem busca aprender sempre já está te ultrapassando.

Fique sempre de olho em páginas, pessoas e blogs da área para acompanhar, pois estes estão sempre lançando e mostrando novas e diferentes formas de fazer a mesma coisa.

Algumas páginas legais para acompanhar são:

Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber de como fazer marketing de conteúdo, aplicá-lo e como  usar isso para chegar nos resultados esperados.

A página disponibiliza inúmeros conteúdos sobre SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Machine). Os materiais são muito bem escritos e com bastante conteúdo, desde pra quem já entende bastante até para quem não entende nada ainda.

O blog da Moz é completíssimo e fala desde SEO até como funciona o tamanho de um post de blog. Um ótimo lugar para buscar conhecimento extra.

4. Conheça as ferramentas do profissional de marketing

Conheça as ferramentas do profissional de marketing

Para fazer Marketing Digital é preciso utilizar algumas ferramentas que auxiliam as tomadas de decisões ou que servem como canal de comunicação do seu negócio com o consumidor. Conhecer a fundo as principais “tools” do mercado é essencial! As ferramentas são um ponto de partida para criar, medir, entender e comunicar uma estratégia.

Abaixo estão algumas das principais ferramentas utilizadas no Marketing Digital:

  • SEMrush
    Esta ferramenta possibilita um estudo profundo sobre as principais palavras-chave utilizadas no seu ramo de negócio. Além disso, disponibiliza para você um gráfico mostrando quais são as melhores palavras-chave para sua empresa, quais palavras o concorrente está usando e estão funcionando. Além  disso o SEMrush mostra do seu oponente o tráfego orgânico, pago e direto. Uma tool poderosa para analisar quem são seus maiores competidores e o que estão fazendo de bom para rankear seus websites.
  • Google Adwords
    Com toda certeza a ferramenta mais famosa de anúncios online. O Google Ads disponibiliza diferentes canais para você anunciar seu negócio. Dentro da tool é possível publicitar seu empreendimento na sua rede de pesquisa (buscador Google), Youtube e  ainda anunciar em outros websites na forma de display (banners).
  • RD Station
    No Inbound Marketing é fundamental criar um relacionamento com o cliente e saber dizer quando este está pronto para receber uma ligação do seu time de vendas ou quando precisa ser nutrido um pouco mais. O RD disponibiliza uma forma fácil de criar, mensurar e entender suas próprias estratégias e o retorno delas. Na própria tool é possível desenvolver landing pages, fluxos de e-mail marketing, como também analisar Leads “quentes” e “frios”. O RD no Brasil já conta com mais de 1500 agências parceiras. Essa parceria existe porque todas entendem que a ferramenta é extremamente necessária para um bom funcionamento do Inbound Marketing.

Um bom profissional de marketing sabe como utilizar as ferramentas e as utiliza para auxiliá-lo da melhor forma. O conhecimento profundo dessas ferramentas pode aumentar sua produtividade e melhorar os resultados da sua empresa.

como vender mais seus serviços através do seu site

5. Criatividade tem que ser o sobrenome do profissional de marketing

Criatividade tem que ser o sobrenome do profissional de marketing

Muitos profissionais optam por fazer mais do mesmo, mas será que é por falta de criatividade ou medo?

No Marketing Digital é preciso usar a sua criatividade. Ser ousado faz parte do processo, assim como errar também. Coloque o seu cérebro para funcionar e pense fora da casinha. Use e abuse da sua capacidade de fazer o diferente.

O profissional de marketing que se destaca no mercado normalmente se joga em ideias que no início parecem malucas para quem está de fora, mas muitas vezes são essas ideias que mudam tudo.

Existem técnicas de criação de ideias bem interessantes, que podem te ajudar a não ser apenas um profissional mediano:

  • Brainstorming

O Brainstorming é muito usado em resolução de problemas mas também serve muito bem para criar ideias. No processo uma equipe se reune com caneta e post-it, é dado um tema e cada um escreve o que vier na cabeça, após terminado, a equipe começa a filtrar as melhores ideias. Aqui na Resultados usamos muito o Brainstorming para melhorar estratégias, resolver problemas e criar ideias.

  • Xadrez

Parece até brincadeira, mas o cérebro para ser criativo precisa ser treinado, igual qualquer outro músculo. O xadrez é uma forma muito interessante de estimular o seu cérebro e treiná-lo, pois exige muita capacidade mental.

O Mindmeister é uma plataforma de mapa mental que ajuda você a organizar e/ou planejar ideias. A ferramenta é muito útil para criar um brainstorming online e compartilhado.

6. Trabalho em equipe

Trabalho em equipe

Lembro de estar assistindo um daqueles vídeos motivacionais no Facebook e ouvir em um deles o palestrante falando como ele não acreditava em algo chamado “self-made man” (homem que se faz sozinho).

No vídeo ele dizia que não importa o quão bom você é em algo, você jamais chegará aonde você quer chegar sem a ajuda de outras pessoas.

No Marketing Digital o mesmo caminho deve ser seguido. Entender e saber como trabalhar em equipe é tão importante quanto as outras dicas. Para ser um bom profissional de marketing é preciso contar com pessoas que entendam do assunto e que saibam trabalhar em equipe.

Uma equipe que dispõe do mesmo objetivo é capaz de coisas incríveis. Por esses e outros motivos, se você não sabe trabalhar em equipe, busque melhorar. Há grandes chances de aquele que você evita conversar no trabalho ser a mesma pessoa que vai encontra uma solução para aquele seu problema.

Trabalhar em equipe facilita os processos, otimiza a resolução de problemas e melhora os resultados tanto da empresa como os seus. Lembre-se não há nada feito por uma pessoa, que não possa ser feito melhor e mais rápido por duas.

Aqui na Resultados Ninja usamos algumas ferramentas para delegar e organizar o trabalho da equipe:

O Trello é muito bom para quem trabalha com equipes. No aplicativo você pode adicionar cards e selecionar quais pessoas devem realizar tal tarefa, descrever a tarefa e também colocar a data em que devem ser finalizadas. Uma vez finalizada a tarefa é só mover o card para a coluna “feito” e pronto.

O Dapulse segue a mesma linha do Trello a diferença é que sua versão inicial já é paga. A vantagem dessa ferramenta é que ela facilita a visão macro de seus projetos. A plataforma porém só está disponível em Inglês.

7. Todo profissional de marketing tem que ser organizado

Todo profissional de marketing tem que ser organizado

100 campanhas de Adwords, 50 páginas no facebook e mais 30 no Instagram para gerenciar. Fácil demais se perder, ainda mais quando se trabalha com tantos softwares e diferentes plataformas.

Organizar tudo facilita saber em que ponto estão suas estratégias e se sua performance está seguindo esperado ou não.

No mundo do marketing digital se organizar se transformou em algo muito mais fácil do que era antes.

Uma coisa facilitou a vida dos marqueteiros: Integração entre as plataformas. A maioria das ferramentas utilizadas hoje possuem uma integração entre elas. Com essa integração você consegue verificar várias informações em poucos lugares.

A organização é muito importante em qualquer que seja a sua profissão. Se perder no marketing digital pode causar danos grandes à sua empresa e à empresa do seu cliente, por isso, seja muito organizado!

Algumas ferramentas podem ajudar você a organizar ainda mais seu trabalho de marketing digital:

O Wunderlist é um app que permite você criar sua lista de afazeres e receber alertas lembrando você das suas obrigações. Na Ninja utilizamos muito o app para fazer nossas to-do lists individuais e lembrar o que temos que fazer no dia.

O Postcron é uma ferramenta ótima para você organizar os posts de suas redes sociais. Lá você consegue agendar todos os posts do Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram.

Não pense que acabou… Dica Bônus!!!

8. Siga um cronograma

Passo a passo de como criar um cronograma de conteúdo

Para saber o que fazer e quando fazer tenha sempre em mãos um cronograma. O profissional de marketing precisa ter um processo definido que possa lhe auxiliar nas suas tarefas.

O cronograma facilita o seu processo e também o entendimento do seu cliente para com esse processo.

Na Ninja utilizamos duas ferramentas:

A Contentools é parecida com a Postcron, na plataforma é possível criar conteúdos e agendar a publicação destes. Isso facilita para o profissional de marketing saber quando um conteúdo deve ir ao ar. Facilita também não ter que se preocupar em lembrar de postá-lo.

Essa ferramenta do Google permite você adicionar quais são as datas de entregas, afazeres e tarefas no calendário. A tool é muito boa pois possibilita uma forma mais visual do cronograma.

Cronograma de Conteúdo

Essas são algumas dicas para sair “quebrando tudo”no mercado como um profissional de marketing digital…

Espero que tenha gostado e que o material tenha te ajudado a entender a diferença entre um profissional de marketing medíocre e um de sucesso.

Caso você queira aprender também sobre Marketing no Facebook disponibilizamos um E-book para ajudar você a fazer marketing digital na maior rede social do mundo. Você também pode ver nossa página de materiais AQUI. Deixe seu comentário aqui embaixo e me diga o que achou deste post. Seu Feedback é muito importante e me ajuda a continuar melhorando.

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