Você está buscando como criar conteúdo para redes sociais? Então esse post é para você.

Depois de receber muitas perguntas dos meus leitores de como se deve desenvolver conteúdos para as redes sociais acabei notando algo: muitas pessoas têm dificuldade de desenvolverem conteúdo interessantes para as suas páginas.

Portanto, a partir dessa dificuldade decidi criar aqui um passo a passo bem simples e prático para você, que deseja criar conteúdos, mas não se sente preparado.

Como criar conteúdo para redes sociais: 10 passos

Entenda o seu público:

Entenda o seu público para fazer conteúdo para as redes sociais

Antes de você sair por aí criando conteúdos como se não houvesse amanhã (o que já vi aos montes) pare e converse com a sua persona.

Ao invés de basear os seus conteúdos em achismo, você pode tirar direto da fonte ideias incríveis e que irão gerar bons engajamento.

Além disso, você pode se utilizar das tendências, pois a partir delas você consegue criar algo inovador e atual.

Uma boa sacada precisa sempre vir no momento certo, afinal de contas, se passar daquele momento, o conteúdo perde a diversão.

Na dúvida, evite ao máximo os assuntos mais polêmicos, mas o bom senso pode ser um ótimo guia para definir o que pode vir a ser aproveitado.

Esse é um dos pontos que merecem mais atenção dentro dos passos.

Digo isso porque não vai adiantar nada você ter qualidade, investir tempo em imagens bonitos e textos interessantes se o seu público não está nem aí.

Portanto, antes de tudo, conheça a sua persona e saiba o que ela anda buscando.

Veja se esses temas podem ser feitos agora:

Veja se esses temas podem ser feitos agora

Depois de descobrir tudo o que a sua audiência anda falando, você deve verificar quais deles são mais urgentes, ou seja, estão quentes e os que podem esperar um pouco.

Pode parecer loucura, mas isso acontece, é como se os conteúdos falassem com você.

Eu recebo muitas perguntas aqui, por exemplo, e quando essas perguntas se tornam frequentes e as mesmas, o conteúdo se torna prioridade.

Por quê?

Porque a minha ideia é ajudar vocês e para isso, eu preciso sempre focar no que está mais latente, as famosas tendências.

Separe os conteúdos em formatos:

Separe os conteúdos em formatos

Já foi o tempo em que as redes sociais se limitavam ao famoso feed do Facebook e do Instagram.

Hoje em dia você tem uma infinidade de formatos de publicações, como:

  • Vídeo;
  • Stories;
  • Imagem única;
  • Carrossel;
  • IGTV;
  • Post no feed;
  • Post no grupo;
  • Reels.

Ou seja, as possibilidades são infinitas.

Nesse caso, como você pode saber qual é a melhor? Bom, aí você vai precisar de testes com a sua audiência e ver qual melhor se encaixa na sua produção de conteúdo para as redes sociais.

Assim, não se esqueça de alinhar os conteúdos aos seus objetivos em cada etapa da jornada de compra.

Separe os formatos junto com conteúdo:

Separe os formatos junto com conteúdo para redes sociais

Depois de saber quais são os melhores formatos para o seu público, você precisa separar o tema que irá trabalhar de acordo com o formato do seu conteúdo.

Confuso? Calma que vou dar um exemplo bem bacana.

Suponhamos que o seu site aborda conteúdos focados em receitas, por exemplo, e você mostra desde como cultiva os legumes até o preparo das receitas no restaurante.

O ideal é que ao ensinar as receitas você foque em formatos em vídeos, certo?

Já para mostrar a sua plantação de legumes, por exemplo, você pode se utilizar de fotos, dando uma imagem mais realista e autêntica de como você cuida dos produtos utilizados no seu restaurante.

Não vai fazer muito sentido você mostrar a receita em formato de fotos e em vídeo a plantação do seu negócio, entende?

Escolha as hashtags:

Para se destacar, você precisa utilizar a tendência da plataforma, atualmente, a do Instagram é as hashtags, por exemplo.

Pesquise sempre as principais e que estão ligadas ao seu negócio.

Não esqueça de dar uma olhadinha nos concorrentes e quais estão sendo mais avaliadas pelos seus seguidores.

Escolha um CTA de acordo com os posts:

Assim como nos posts você precisa definir um formato, aqui você também vai precisar definir um CTA de acordo com o post.

Se você vai realizar um post no stories, o seu CTA precisa ser diferente de um conteúdo em feed ou em IGTV.

Portanto, se atente em como poderá fazer isso.

Crie suas próprias imagens:

Crie suas próprias imagens

Essa etapa irá definir se a sua empresa vai se destacar do mercado ou se será apenas mais uma.

Além de ter uma identidade visual bem definida nos seus conteúdos, você precisa também criar suas próprias imagens.

Não vai copiar do fulano ou do ciclano, crie a sua própria, deixando a rede social a sua cara.

Isso vai aumentar a credibilidade do seu negócio e engajar ainda mais o seu público.

Tenha um calendário editorial:

Tenha um calendário editorial para criação de conteúdo para redes sociais

O calendário editorial é fundamental.

Essa é uma ferramenta que é utilizada para cumprir os diversos papeis de planejamento do seu negócio dentro das redes sociais.

Depois de definir a sequência dos seus conteúdos, por exemplo, você precisa definir as datas de publicações.

Isso te permite produzir antes e desenvolver algo especial para a postagem do dia.

Além desse tipo de item te ajudar a manter a regularidade das suas publicações, você chama a atenção do seu cliente, engajando-o ainda mais.

Entretanto, não crie um calendário caótico, somente para postar, mas faça algo que possa cumprir.

Por exemplo, defina conteúdos em três dias da semana, segunda, quarta e sexta.

Não pode cumprir esse calendário? Então não o faça dessa maneira.

Acompanhe as métricas:

Serão os indicadores de desempenho que vai mostrar para você se o seu negócio está indo para o caminho certo, do qual espera e que você conhece o seu consumidor.

Acompanhe as métricas

Portanto, acompanhar as métricas de performance faz parte do dia a dia das mídias sociais:

  • Quais são os conteúdos que funcionam melhor para o seu público?
  • Quais são os melhores horários para publicar?
  • Que formatos geram mais engajamento?

Todas essas perguntas serão respondidas com uma boa análise métrica.

Defina quais conteúdos repostar:

Com os conteúdos postados você vai descobrir também quais são os melhores para repostar.

Obvio, você não deve postar uma semana depois que ele foi colocado nas redes sociais, mas em um #tbt, por exemplo.

Fique de olho nesse requisito, para não tornar a sua página repetitiva.

Tudo o que é demais, se torna cansativo e chato.

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