Criar uma campanha de Marketing Digital pode não ser uma das tarefas mais simples, pois requer conhecimento teórico e outras expertises. No entanto, quando bem gerida, ela é capaz de tornar uma marca conhecida na internet e fazer ela ganhar muito dinheiro.

Se você deseja saber como fazer uma campanha de Marketing Digital para transformar de vez o seu negócio, é só continuar a leitura. Mas antes vamos saber o que é marketing digital, afinal entendê-lo primeiro é preciso para depois se pensar em uma campanha.

O que é marketing digital?

De forma simplificada, pode-se dizer que marketing digital é a maneira mais eficiente que se tem, dentro do contexto digital, para se comunicar e se envolver com os públicos que uma empresa se relaciona ou objetiva se relacionar, através de canais presentes na web, como redes sociais, TV web, rádio web, e-mail, etc., visando consumar vendas de produtos, serviços e ideias.

Como fazer uma campanha de Marketing Digital?

Como dissemos, fazer uma campanha de marketing digital não é tão simples como parece, pois demanda pesquisa, definição de objetivos, estratégia e acompanhamento para mensurar o resultado, entre outras coisas.

1) Pesquisa

pesquisa de como criar uma campanha de marketing digital

Como em qualquer atividade de mercado mais complexa, a pesquisa também se faz necessário para desenvolver uma campanha de Marketing Digital.

Sabendo disso, o ponto de partida é conhecer o máximo que se pode sobre o serviço ou produto que uma empresa oferece, assim como os possíveis públicos com os quais ela deseja se relacionar. Deve-se conhecer também os seus pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e as ameaças dentro do contexto do marketing digital, como ela é vista na web, etc.

2) Defina seus objetivos para fazer uma Campanha de Marketing Digital

Defina seus objetivos para fazer uma Campanha de Marketing Digital

Com todas as informações relevantes em mãos, você deve definir o objetivo da campanha. Em outras palavras, deve-se responder a seguinte pergunta: o que você deseja alcançar com a campanha? Aumento de conversão? Aumento de vendas?

3) Defina o tema antes de fazer uma campanha de Marketing Digital

A definição de um tema garante unicidade em relação à campanha, de modo que todas as peças e conteúdos criados estejam ligados a ele. Na hora de definir o seu tema, atente-se ao objetivo da campanha e utilize a sua criatividade para chamar a atenção da persona.

Como aparecer no Google rapidamente sem gastar dinheiro

4) Conheça o público-alvo da campanha e defina a sua persona

Conheça o público-alvo da campanha e defina a sua persona

Sem sombra de dúvidas, definir o público-alvo é um dos momentos mais críticos quando se está criando uma campanha de Marketing Digital. O ideal é você fazer uma persona desse público com o qual você deseja se relacionar.

Persona é uma técnica do marketing que consiste basicamente em se imaginar o público que gostaríamos de atingir com determinada ação de marketing. Deve-se considerar para definir a persona a classe social, faixa etária, nível educacional, etc.

Tudo isso vai definir a linguagem que deve ser adotada para alcançar a persona e para criar um ponto de contato entre ela e o conteúdo da campanha.

5) Estratégia e a elaboração de um cronograma de atividades

Passo a passo de como criar um cronograma de conteúdo

Com objetivo e tema definidos e persona criada, você deve responder a seguinte pergunta para criar uma estratégia para implementar as ações de sua campanha: como desenvolvê-la?

Na elaboração da estratégia, deve-se escolher as plataformas que serão utilizadas, podendo ser Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, e-mail-marketing, SMS, site, etc. Ressalte-se que a estratégia deve estar alinhada com o objetivo da campanha.

Para cada plataforma digital podemse adotar ações diferentes. Exemplo, Facebook: disponibilizar serviço online de relacionamento; Instagram: publicação de imagens de produtos e serviços da empresa de forma diária, etc.

Por uma questão metodológica, elabore a sua estratégia já definindo um cronograma de execução, pois fica bem mais fácil manter controle em relação às estratégias e ações pensadas.

Cronograma de Conteúdo

6) Defina a forma de acompanhamento e monitoramento

Google analytics

Mais importante do que criar uma campanha é definir como ela será acompanhada e monitorada. Para definir isso, é importante que se conheça ferramentas de acompanhamento e monitoramento. Pode-se adotar o Google Analytics. Ferramenta bem completa que fornece dados como número de visitas em uma página, tempo em que o visitante passou na página, etc.

Algumas redes sociais, como Instagram e Facebook, possuem seu próprio sistema de monitoramento, o que pode facilitar a sua campanha.

Essas foram algumas dicas de como fazer uma campanha de marketing digital…

Para você entender mais ainda sobre marketing digital nosso blog tem vários artigos que podem te ajudar, acesse aqui.

Esse conteúdo foi produzido em uma parceria entre a Resultados Ninja e a Redaweb.

Entre para a Comunidade Resultados Ninja

A Comunidade Resultados Ninja é utilizada por pessoas comuns para aprender, compartilhar e colocar em prática técnicas de marketing digital, tráfego e vendas que visam gerar novos clientes. E sabe o melhor? TOTALMENTE GRATUITA. Só clicar na imagem abaixo.

Entre na Comunidade Resultados Ninja

Deixe Seu Comentário