Tem como ranquear no Instagram? Essa é uma pergunta que recebo com frequência e decidi respondê-la nesse post.

Assim como qualquer tipo de rede social, você consegue também inserir o SEO no Instagram.

Em países que são mais engajados nas redes, como os Estados Unidos e ou Reino Unido, por exemplo, as pessoas já conseguem buscar o que desejam através do uso de palavras-chave.

Portanto, se você se interessa em dar esse passo a mais no seu perfil e melhorar os seus resultados, fique comigo até o final, pois aqui darei as melhores dicas para que possa crescer.

Boa leitura!

Como ranquear no Instagram: 7 técnicas

Otimize o seu perfil:

Conseguir levar pessoas para o seu perfil não é o suficiente para criar engajamento.

Como ranquear no Instagram

Na verdade, essencial que as pessoas passem a se interessar pela sua página.

Para isso, a primeira coisa que precisa ser feita para aumentar o alcance do seu Instagram é otimizando o seu perfil.

Algumas coisas que você pode fazer que dá super certo são:

  • Criar um nome de perfil simples e que seja fácil lembrar;
  • Registre a sua página em uma conta de negócios;
  • Torne o seu perfil público;
  • Inclua um link rastreável na sua bio.

Achou simples demais? Pior que elas são mesmo.

Entretanto, seguir elas são fundamentais para que você possa entrar em requisitos mais complexos de como ranquear no Instagram.

Como ranquear no Instagram – Coloque um nome de perfil que inclua o seu negócio nela:

Bem sabemos que definir um negócio em uma única palavra não é simples, entretanto, você precisa encontrar uma que mais se adeque ao perfil do seu.

Digo isso porque os algoritmos estão bem ligados e eles tendem a valorizar as páginas que tem no nome do perfil palavras que podem ser pesquisadas por hashtags.

Não sabe como fazer isso?

Pense em como o seu consumidor buscaria a sua página no Instagram se quisessem encontrar os seus produtos.

Além disso, você pode utilizar algumas palavras-chaves secundárias na descrição do seu perfil para melhorar ainda mais o engajamento.

Assim, você vai conseguir garantir um alcance maior na sua página.

Varie nos formatos de postagens:

É essencial que você possa variar as suas postagens em:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Gifs;
  • Carrossel;
  • Reels, etc.

Em uma pesquisa desenvolvida pela Quintly constatou que a variedade de postagem gera 21% a mais de engajamento?

Assim, fica claro que testar diversos formatos de conteúdos é essencial para que possa saber o que mais agrada o seu público.

Não esqueça das legendas:

As legendas é uma das maneiras que você pode utilizar para interagir com o seu leitor.

Não esqueça das legendas

O importante é que seja direta, sucinta e objetiva, mas que não falte as informações essenciais.

Não se esqueça que o Instagram é uma rede social audiovisual, portanto, vale mais uma imagem do que mil palavras.

Assim, deixe que a sua legenda seja uma complementação da sua arte e não a arte em si.

Como ranquear no Instagram – Faça um calendário de postagens:

Uma das premissas de como ranquear no Instagram é não abandonar o seu perfil.

Um perfil que não está, de maneira constante, sendo atualizado, faz com que os seguidores percam o interesse.

Por que isso acontece?

Porque as pessoas seguem perfis de negócios, pois tem interesse neles e esperam que nele ocorra postagens frequentes de novos conteúdos.

Assim, ter um calendário vai te ajudar a controlar melhor o que será postado e o que contribui para que você tenha um bom engajamento.

Entretanto, é interessante que o seu perfil seja sempre flexível, estando ligado dentro dos assuntos do momento para aproveitar as oportunidades.

Por fim, não esqueça de utilizar sempre uma linguagem espontânea e de acordo com o perfil do seu público.

Descubra os melhores horários para postar:

O ideal é que você consiga mapear os horários em que as suas publicações ganham um maior engajamento.

Isso é totalmente pessoal e vai depender do seu nicho de atuação e claro, do seu público.

Alguns perfis, por exemplo, são mais acompanhados em horários comerciais e outros os visitantes focam no período da noite.

Portanto, comece a realizar testes e anote, procurando encontrar os melhores horários.

Use a hashtag, mas não exagere:

A quantidade de hashtag nas suas postagens, não vai deixá-la mais atraente.

Use a hashtag, mas não exagere

Na verdade, ela pode acabar espantando as pessoas, que irão considerar a sua foto muito poluída de hashtag.

O Instagram aconselha que você coloque de uma a três hashtags, podendo chegar até cinco.

Além disso, você deve utilizar sempre as que estão em maior evidência e que tenham a ver com a imagem que você publicou.

Uma das maneiras de descobrir quais são as hashtags que tem mais a ver com você é conhecendo os seus seguidores e concorrentes.

BÔNUS – Mitos sobre o que ranquear no Instagram 

Postar com frequência não reduz a sua relevância:

Postar com certa frequência não vai fazer com que a sua página tenha menos relevância.

Entretanto, a quantidade de postagem não te faz mais relevante.

Você, por exemplo, não consegue ver se os seguidores vão ver tudo o que postou.

O seu foco precisa ser sempre no seu público, já que o Instagram não lhe dará mais atenção pela quantidade de postagem, mas pela qualidade.

Stories, Lives e vídeos te colocam na frente:

O Instagram também declarou que ele não dá mais atenção para empresas que fazem mais Stories ou Lives.

Além disso, ele declarou que o algoritmo não dá mais valor aos vídeos do que as fotos ou ao contrário.

Entretanto, se o seu público interage mais com vídeos, então eles irão receber mais vídeos no feed.

Quantidade de hashtag:

O Instagram não classifica como spam os perfis que usam muitas hashtags em suas fotos.

Na verdade, esse tipo de situação tem mais a ver com o engajamento com o próprio seguir da sua página e a poluição da imagem.

Portanto, cabe a cada perfil de negócio definir o que o seu visitante se interessa em ver.

Depois desse post, tenho certeza de que você tem em mãos as melhores estratégias de como ranquear no Instagram.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.

Saiba também como fazer Tráfego pago para Instagram aqui.

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