Aprenda como vender por whatsapp: O WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais utilizado no mundo. No ano de 2018 eram 1,5 bilhão de usuários ativos por mês e mais de 120 milhões de brasileiros. Esse número representa 93% das pessoas com smartphone no Brasil que possuem seu número vinculado ao aplicativo. Mas esse nem é o número mais impressionante quando falamos de como vender pelo WhatsApp.

Sabe aquele e-mail que você envia para o seu cliente e ele se perde entre outras centenas que lotam a caixa de mensagem sem que ele leia o seu conteúdo resultando em um baixo engajamento? O nível de engajamento com WhatsApp é maior que 80%! Isso significa que a cada 10 clientes que você entra em contato pelo aplicativo, 8 irão visualizar e responder a sua mensagem. Não é o suficiente pra você? Então deixe eu lembrar que todo o atendimento personalizado que é possível ao comunicar-se diretamente com o cliente está disponível gratuitamente para você fazendo com que ele seja uma ótima solução para quem tem um baixo orçamento.

Índice do Conteúdo

1. Porque vender pelo WhatsApp e quais as suas vantagens?

Porque vender por WhatsApp e quais as suas vantagens?

Uma vez que o WhatsApp está em praticamente todos os celulares do país inteiro, está aí o principal motivo para você buscar vender pelo WhatsApp: Se comunicar diretamente com o seu possível cliente. O poder de falar diretamente, de forma rápida, saber se ele visualizou sua mensagem e ainda obter um parecer do seu cliente em um canal totalmente direto, é uma vantagem tremenda. A aproximação com o cliente é muito maior. Você ainda pode levar o tom da conversa de uma maneira muito mais personalizada para aquele cliente e entregar todo o suporte para as dúvidas dele em relação ao produto, podem ser atendidas de modo muito mais pessoal e ágil. Então, você PRECISA começar a procurar vender por WhatsApp o quanto antes.

2. O que é o WhatsApp Business?

O que é o WhatsApp Business?

O Whatsapp Business é um aplicativo que permite a você criar uma conta empresarial para interagir com seu clientes através do WhatsApp. Ele foi pensado para facilitar a comunicação de pequenas empresas, fornecendo uma forma simples e rápida de atendimento.

2.1 Como usar o WhatsApp Business?

Como usar o WhatsApp Business?

E se você está começando do zero deve estar se perguntando: Como vou enviar mensagens por WhatsApp se não tenho o número dos meus clientes em potencial? Agora então é a hora de arregaçar as mangas e ganhar novos clientes. Aliás mesmo que você já tenha contatos registrados, ganhar novos clientes é um fator importante para quem deseja aumentar as suas vendas. E como fazer isso? Simples, faça o cliente mandar um WhatsApp para você. Divulgue o seu número em suas redes sociais, página profissional, emails e incentive as pessoas a entrarem em contato com você dessa forma. Existem várias estratégias possíveis e vamos falar de algumas delas.

2.2 Versão Android e iOS

Para usar o WhatsApp Business é necessário possuir um aparelho com Android 2.3.3 ou superior. Uma versão para iOS está na sua fase beta e deverá ser lançada em breve. Sendo assim caso você não possua um aparelho com Android terá que usar o WhatsApp comum por enquanto, en sua estratégia de como vender por whatsapp.

2.3 Migrando sua conta do WhatsApp para o WhatsApp Business

Migrando sua conta do WhatsApp para o WhatsApp Business

Ao instalar o WhatsApp Business, no primeiro acesso sua conta do WhatsApp será transferida para o novo aplicativo. Todas as sua conversas também serão transferidas mas cuidado, esse procedimento não pode ser desfeito. Uma vez que sua conta foi transferida para o WhatsApp Business ela não poderá retornar ao WhatsApp comum. Você pode usar os dois aplicativos ao mesmo tempo mas para isso você deverá criar duas contas no WhatsApp, cada uma vinculada a um número de celular diferente e migrar uma delas para o WhatsApp Business. Para usar o mesmo smartphone, dentro da sua técnica de como vender por whatsapp, ele deve ser dual-chip.

2.4 Como funciona o perfil comercial e como fazer?

O perfil comercial permite salvar alguns dados sobre sua empresa e disponibilizá-los no seu perfil do WhatsApp. Para editar seu perfil comercial basta clicar no ícone do Menu dentro do WhatsApp Business, depois em Configurações > Configurações da empresa > Perfil. Edita suas informações e salve.

2.5 Configurar mensagens automáticas para vender pelo whatsapp

Configurar mensagens automáticas

É possível configurar uma série de mensagens automáticas no WhatsApp Business. Cada mensagem possui seu propósito bem definido, e é importante que você configure elas para esse tipo de ações que vão te economizar tempo.

Mensagem de saudação

A mensagem de saudação é enviada automaticamente quando um usuário entra em contato pela primeira vez. Para ativar o recurso vá até o menu “Configuração da empresa” e clique em “Mensagem de saudação”, ative o recurso e escreva a mensagem desejada.

Mensagem de ausência

Também no menu “Configuração da empresa” é possível configurar uma mensagem de ausência para ser enviada quando você não estiver disponível. Você pode escolher um horário específico durante o qual mensagem recebidas serão respondidas com a mensagem de ausência.

Resposta rápida

Ainda no menu “Configuração da empresa” é possível adicionar uma séria de respostas rápidas para agilizar respostas para perguntas comuns de seus clientes ou para enviar mensagens padrão como uma mensagem de agradecimento.

Para adicionar uma resposta rápida clique na opção com o mesmo nome e clique no ícone de “+”. Escreva a mensagem e crie um atalho para ela. Quando desejar utilizar uma de suas respostas rápidas basta digitar “/” na conversa e selecionar a resposta rápida desejada.

2.6 Utilizando as tags do WhatsApp Business

Utilizando as tags do WhatsApp Business

Um dos recursos mais interessantes do WhatsApp Business é o uso de tags nas mensagens. Tags ou Etiquetas podem ser usadas para classificar mensagens de acordo com status de pedidos ou uma forma de guardar clientes que estão aguardando uma resolução de algum problema.

Para adicionar uma tag em uma mensagem basta pressionar e segurar na tela a mensagem desejada e quando ela for selecionada clicar no ícone de tags no menu superior. Ao abrir o menu de tags, você poderá selecionar uma tag já existente ou adicionar uma nova. No menu principal do WhatsApp Business você encontrará uma opção para ver as Tags existentes e ao escolher a tag desejada poderá visualizar todas as mensagens marcadas com aquela tag. Quando uma tag for resolvida você pode apagá-la para remove-la de todas as mensagens.

2.7 Quais principais métricas olhar para vender pelo Whatsapp

principais métricas olhar

No menu de Configurações da empresa > Estatísticas é possível visualizar quantas mensagens foram enviadas, quantas dessas mensagens foram entregues, quantas foram lidas e quantas mensagens foram recebidas. A partir desses dados podemos utilizar algumas métricas para calcular o engajamento de seus clientes.

O número de mensagens entregues em relação ao número de mensagens enviadas fornece uma métrica da sua taxa de recebimento. Caso essa taxa esteja muito baixa verifique se seus contatos não precisam ser atualizados.

O número de mensagens lidas em relação ao número de mensagens entregues mostra o quantidade de leads que você conseguir alcançar com as suas mensagens.

Finalmente o número de mensagens recebidas em relação ao número de mensagens enviadas fornece uma estimativa no nível de engajamento que está sendo obtido. Esta métrica não é um dado oficial do WhatsApp e por isso é apenas uma estimativa mas pode ajudar a verificar se você está conseguindo resultados. Olhar para essas métricas é muito importante para melhorar seu método de como vender por whatsapp.

3. Quais ferramentas o WhatsApp possui?

É ótimo poder conversar diretamente com o seu cliente e enviar ofertas e promoções, mas se você possui centenas de clientes enviar mensagem um por um não é muito produtivo. Existem algumas ferramentas do próprio WhatsApp que você pode usar para te ajudar nessa tarefa.

3.1 O que é o WhatsApp Web?

O que é o WhatsApp Web

O WhatsApp Web permite que você leia e responda as mensagens do seu WhatsApp no navegador do seu computador. É possível ainda enviar imagens e vídeos que estejam armazenados no seu PC e usar o microfone e webcam para gravar áudio e vídeos. O uso dele, entretanto, depende do aplicativo uma vez que ao entrar na URL do WhatsApp Web você deverá escanear o QR-Code que aparece na tela com o próprio aplicativo do WhatsApp para que então o aplicativo redirecione o tráfego de mensagens para o seu navegador. Caso o seu aparelho se desconecte da internet o WhatsApp Web não irá funcionar, mesmo o computador estando conectado à rede.

3.2 Como funcionam os Grupos de WhatsApp?

Os grupos do Whastapp são muito usados para trocar mensagens entre um grupo familiar ou de amigos mas também podem ser usados para reunir pessoas com um interesse em comum. No seu caso, você pode criar um grupo para uma finalidade específica como realizar sorteios, como já mencionei neste post, ou até mesmo promover algo.

3.3 Link para entrar em um grupo

Normalmente as pessoas de um grupo são adicionadas manualmente mas para grupos grande e aberto é possível criar um link especial com o qual ao acessá-lo a pessoa é automaticamente adicionada ao grupo. É uma forma muito fácil de criar um grupo com um grande número de usuários para promover algo e também para obter o número de telefone para depois abordá-los individualmente, além de deixar seu método de como vender por whatsapp ainda mais eficaz.

3.4 Listas de transmissão

A criação de listas de transmissão é a forma mais eficaz de enviar uma mensagem “personalizada” para todos os seus clientes e aumentar sua estratégia de como vender por whatsapp. Você pode criar uma lista para cada interesse especial de um tipo de cliente e ao enviar a mensagem através da lista de transmissão, cada usuário recebe a mensagem como se você a tivesse enviado diretamente para ele. Assim você pode dar continuidade a conversa caso ele se interesse e te responda caracterizando um atendimento personalizado.

3.4.1 Cuidados com a Lista de Transmissão

Evite criar mensagens muito longas, caso possua um texto que deseja enviar aos seus cliente o recomendado é que utilize a lista para enviar somente o link do seu site onde o texto se encontra. Lembre-se de dar a opção para que o cliente saia da sua lista de transmissão a qualquer momento que desejar, assim você também irá saber se o conteúdo que está entregando agrada o seu público alvo. Não adianta enviar uma mensagem todo dia, as chances de suas mensagens começarem a ser ignoradas é grande se você não trabalha no conteúdo que está enviando.

4. Como vender pelo WhatsApp ?

Como vender por WhatsApp

Ok, você resolveu aprender como vender por WhatsApp, e agora? A primeira coisa que você deve fazer é verificar quais dos seus clientes já estão cadastrados na ferramenta. Para isso adicione o número de celular de cada um em seu aparelho, preferencialmente com a palavra “Cliente” para diferenciá-los de seus outros contatos e facilitar a identificação. Eles deverão aparecer automaticamente na sua lista de contatos do WhatsApp.

4.1 Faça sorteios por WhatsApp

Uma das formas de obter os números de um grupo de pessoas e aumentar sua técnica de como vender por whatsapp, é fazer um sorteio onde as pessoas se cadastrem enviando uma mensagem pelo próprio WhatsApp para você. Divulgue o sorteio explicando as regras para participação onde a inscrição consiste em enviar uma mensagem contendo o nome completo e outro dado que você gostaria de obter para o número da sua conta. Não se esqueça de além de salvar o contato no seu celular fazer uma lista dos inscritos para depois realizar o sorteio.

4.2 Envie Promoções

Sempre que lançar alguma promoções ou campanha, informe seus clientes através de uma mensagem. Use os dados que você coletou de seus clientes para enviar promoções específicas de acordo com o interesse de cada um deles. Assim suas promoções irão fazer muito mais sucesso e além disso, seus clientes ficarão mais atentos a suas mensagens ao aguardo de novidades.

4.3 Integre o WhatsApp URGENTEMENTE no seu SITE

Se o seu site é a porta de entrada para boa parte de seus clientes, nada melhor que fazer a integração com o WhatsApp. Através da integração é possível fornecer um botão que permitirá ao cliente enviar um WhatsApp diretamente a você. Você pode fazer algumas automatizações para tornar essa comunicação ainda mais rápida e personalizada.

4.4 Envie Áudios e Arquivos personalizados para vender pelo whatsapp

Melhor sua técnica de como vender por whatsapp: Crie um áudio seu interagindo com o cliente. Áudios são rápidos de gravar e você pode personalizar o áudio usando o nome do cliente. Pode dar um pouco de trabalho mas o cliente se sentirá muito bem atendido. Você pode ter arquivos de imagens e textos prontos para enviar junto com seus áudios e assim passar a informação rapidamente.

4.5 Estratégia para vender pelo WhatsApp

Estratégia de vendas pelo WhatsAp

Existes diversas estratégias de vendas no mercado e é importante que vocês estudem elas, uma vez que são a partir delas que iremos criar estratégias de como vender por whatsapp. As técnicas de Challenger Sales e Spin Selling são as mais famosas atualmente, com melhor eficácia e as que recomendo.

A ideia aqui é transformar diversas estratégias de marketing e vendas e adaptar elas com o WhatsApp, a fim de converter muitas vendas. Entenda que o WhatsApp é apenas uma ferramenta de comunicação que irá te colocar em contato com o seu possível cliente (prospect ou lead) de maneira mais rápida, direta e fácil, mas que o trabalho para o fechamento da venda acontecer, continua sendo com as técnicas de vendas.

Logo, em nossas estratégias iremos mostrar primeiro qual será o fluxo de ações necessárias até o possível cliente entrar em contato com você, pois essa é a primeira etapa. Sem isso, de nada adianta ter um ótimo atendimento se não tem quem atender, não é mesmo? Em seguida, mostraremos scripts de como você pode falar com esse possível cliente.

4.5.1 Trazendo possíveis clientes até o WhatsApp

Primeiramente, instale o IntegraZap dentro do seu site, de nada adianta você querer ter mais clientes pelo WhatsApp se eles não chegarem até você. Em seguida, o fluxo da estratégia 1 será:

  1. Crie uma campanha no Google Ads* para o seu segmento, para assim sua empresa e seu site aparecerem no Google;
  2. Com o aumento de tráfego no seu site, as pessoas tendem a quererem solucionar o problemas delas o mais rápido possível. Logo, elas clicaram imediatamente no ícone do WhatsApp instalado pelo IntegraZap. Uma parte importante é que ele pegará os dados de nome, telefone e e-mail do usuário, fazendo você poder entrar em contato com ele por outros canais também, como o e-mail marketing.
  3. Cadastre na ferramenta do IntegraZap uma mensagem de boas vindas para todos os clientes que te mandarem uma mensagem pela primeira vez. Eu gosto de já explicar nessa mensagem quais são as principais dúvidas que seus clientes possuem, para já dar uma entrada para a pessoa que talvez à ajude.
  4. Pronto, um novo cliente aguarda sua resposta pelo WhatsApp.

*Essa estratégia é, sem dúvida, a mais forte de todas, pois o que mais importa é você gerar TRÁFEGO (pessoas entrando) no seu site. Logo, pode utilizar tráfego pago (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, etc) ou mesmo o tráfego orgânico (SEO). Uma vez que muitas pessoas começam a visitar o seu site, elas entraram em contato com você diretamente pelo WhatsApp.

5. Tipos de Script de Vendas por WhatsApp

Tipos de Script de Vendas

Uma vez que a pessoa entrou em contato com você, é preciso entender que suas habilidades de vendas irão ser colocadas à prova a partir de agora. Por isso, é importante que você tenha uma sequência de discurso pelo WhatsApp pré pronta, que chamamos de script de vendas. Essa sequência pode ir sendo mudada ao longo do tempo, focada no seu negócio, para que tenha a maior taxa de sucesso possível.

5.1 Como montar um script de vendas para vender pelo WhatsApp

Aqui está um modelo de passo-a-passo de como você pode fazer para criar o seu próprio script de vendas para seu time comercial. Lembre-se que aqui, o importante é você deixar ele com a personalidade da sua empresa e testar sempre cada script que fizer.

  1. Em 5 dias úteis, crie um pequeno texto de abordagem para cada um dos dias. Busque criar de modos diferentes, usando palavras que definem o seu trabalho de maneira diferente.
  2. Em cada dia, utilize para os clientes que chegarem um texto criado.
  3. Ao final do dia, crie uma planilha e anote quantos receberam a mensagem e quantos responderam a mensagem de maneira que tenham se interessado. Divida o total de interessados pelo total de mensagens enviadas e temos uma taxa de conversão para este script.
  4. No final da semana você terá o script que melhor funcionou para você.

5.1 Exemplo de Script de Vendas para vender pelo whatsapp

Vou dar um exemplo prático de uma consultoria em marketing digital que fizemos. Nos primeiros dias, trabalhamos com o seguinte script:

“Olá Daniela, tudo bem? Meu nome é João, sou gerente comercial de uma Empresa especialista em Marketing Digital. Entrei em contato com você porque no último mês tive uma procura considerável de outros clientes que também atuam área de alimentação saudável. Eles buscavam estratégias para conseguir novos clientes. Vocês hoje já estão utilizando o marketing digital para isso?

Perceba que ela segue uma estrutura de:

  1. Cumprimento;
  2. Explica quem você é;
  3. Explica o que você faz;
  4. Fala algo que mostra que ele está ficando em desvantagem em relação ao mercado dele;
  5. E pergunta se ele já está fazendo algo para remediar isso.

Entretanto, este script obteve uma taxa de pessoas interessadas de aproximadamente 25%.

Mudamos então para este script:

“Olá Daniela, tudo bem? Meu nome é João, sou gerente comercial de uma Empresa especialista em posicionamento no Google. Entrei em contato com você porque no último mês tive uma procura considerável de outros clientes que também atuam área de alimentação saudável. Eles buscavam estratégias de Google Adwords pra conseguir novos clientes. Vocês hoje já estão conseguindo novos clientes com o Google Adwords?”

Perceba que a estrutura foi a mesma, porém, obtivemos uma taxa de conversão de mais de 60% com este script.

O importante aqui não é você copiar, mas sim entender como funciona, criar a estrutura para o seu próprio nicho e testar sem parar. Nunca pare de testar. Essa é a REGRA.

6. Como integrar o WhatsApp com o meu site?

Como integrar o WhatsApp com o meu site

O seu site é muito importante para chamar a atenção do seu público. Muitas vezes ele é a porta de entrada para o seu negócio. Atualmente a maioria dos acessos de websites são feitas por smartphone, sendo assim aproveitar o acesso para fornecer facilmente uma forma de entrar em contato por WhatsApp é uma das formas mais eficientes de fazer com que o cliente entre em contato com você.

6.1 Como integrar WordPress com Plugin WhatsApp?

Caso o seu site seja em feito em WordPress esta tarefa pode ser realizada sem muito esforço. Novamente, com o Integrazap é super rápido e em menos de 3 minutos tudo estará funcionando. Você não tem programador? Sem problemas, a equipe de suporte instala rapidamente para você. Clicando no banner abaixo você consegue testar a ferramenta gratuitamente.

6.2  Como vender por whatsapp em um Site sem ser WordPress

Caso você possua um site estático, também é possível fazer a integração com o WhatsApp mas para isso você deverá editar diretamente o código HTML do seu site. Você deverá criar um Link do WhatsApp e copiar o código HTML no local do site em que deseja que ele apareça. Mas de qualquer maneira você terá apenas apenas o link na sua página, terá que mexer com programação e ainda não terá dados suficientes sobre seus clientes.

7. Como criar e usar o Link do WhatsApp?

link direto para whatsapp

Para melhorar a forma de como vender por whatsapp, basicamente existem duas formas de criar o link de compartilhamento, manualmente ou através de alguma ferramenta que facilita o processo para que não possui muitos conhecimentos de HTML.

7.1 Crie o link manualmente

Para criar o link manualmente basta seguir o formato especificado pela API do WordPress. Use o link abaixo como modelo e substitua SeuNúmero pelo seu WhatsApp começando pelo código do país (55 para o Brasil) seguido do DDD e finalmente seu número.

Caso queira incluir uma mensagem inicial padrão você pode utilizar o formato abaixo seguindo os mesmos passos anteriores e substituindo SuaMensagem pela mensagem inicial utilizando “%20” no lugar de espaço em branco.

7.2 Crie usando um gerador de link do WhatsApp

Uma forma mail fácil é usar um dos geradores de link gratuitos disponíveis na web. Um exemplo é o gerador disponível neste link. Basta entrar com o seu número e a mensagem inicial que ele irá criar automaticamente o link para que você copie.

8. Como automatizar para vender pelo Whatsapp?

automatizar o whatsapp

Existem diversas ferramentas de terceiros que vendem a ideia de automatizar o envio de mensagens, incluindo também o disparo em massa para milhares de usuários. Entretanto o Facebook, dono do WhatsApp, já se pronunciou e diz ser totalmente contra estas ferramentas, podendo realizar o banimento do número do telefone da ferramenta. Logo, não recomendamos NENHUM TIPO de ferramenta de automação de envio de mensagens ou disparo em massa, uma vez que é contra as regras do WhatsApp. O Facebook está ciente que a demanda por essas ferramentas é grande e está preparando ferramentas oficiais para isso, mas ainda sem previsão.

Contudo existem algumas automatizações possíveis usando ferramentas criadas especialmente para facilitar o uso do WhatsApp em seu negócio. Novamente, podemos usar o Integrazap para obter automaticamente todos os dados dos clientes que entraram em contato por mensagem e posteriormente usar um serviço de mail marketing para informar esses clientes de novas oportunidade.

Dessa forma, os dados de email, nome e número do cliente são salvos automaticamente, não sendo necessário copiá-los automaticamente da sua lista de contatos. Ainda é possível obter um relatório para saber quantas mensagens você recebeu em um determinado período de tempo permitindo medir o nível de engajamento com seus clientes, melhorando seu processo de como vender por whatsapp.

9. Estratégias de Whatsapp Marketing

A essa altura do campeonato você já deve saber da importância do marketing de conteúdo como estratégia para gerar tráfego + leads + vendas, certo? Logo, a ideia aqui é justamente mostrar algumas estratégias de marketing juntamente com o whatsapp e de como você pode executá-las.

9.1 Whatsapp e Marketing de Conteúdo, como fazer ?

Whatsapp e Marketing de Conteúdo

O primeiro ponto que você precisa entender é que o WhatsApp é uma ferramenta e que o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing. Nesse tópico, a ideia é te mostrar de que forma você pode usar a ferramenta do WhatsApp junto das suas estratégias de marketing de conteúdo.

Obviamente, você deve criar conteúdo de qualidade para seu público. Uma vez que você entendeu as dores dele, crie conteúdos de MUITA QUALIDADE, resolvendo essas dores. Ponto. Uma vez com esses conteúdos em mãos, a ideia aqui é utilizar o WhatsApp como forma de propagar e distribuir esse conteúdo.

Acontece que as pessoas não querem acordar e ver que estamos falando diretamente com elas sem a permissão delas, logo, é importante que você crie uma lista de conteúdo por WhatsApp. Mas como você pode fazer isso? Com os exemplos abaixo:

  • Crie uma caixa no seu site, falando para a pessoa entrar na lista vip de conteúdos exclusivos por WhatsApp;
  • Faça Stories no seu Instagram, e com a ferramenta de deslizar para cima, faça ela cair em uma página para ele se inscrever na lista vip de WhatsApp;
  • Se você tem uma página de Facebook, utilize a mesma ideia dos stories e também faça posts mensais chamando para a inscrição na lista vip;
  • Se você possui uma lista de emails, é legal você mandar para essa lista que agora você pode criar uma lista ainda mais ágil, enviando tudo por WhatsApp;
  • Se você tiver um Youtube, crie um vídeo falando sobre sua lista vip por WhatsApp;

Você já deve ter entendido que a tática é direcionar o seu tráfego/público de todas as suas fontes para a formação da lista de WhatsApp. Agora que essa pessoa autorizou você a mandar conteúdo, você vai criar um cronograma para enviar o seu melhor conteúdo para ela pela ferramenta.

9.2 Tipo de conteúdo + Link para Landing Page

Junto com a tática de enviar conteúdos de muito valor para seu público via WhatsApp, você pode criar dentro do seu cronograma de marketing uma regra que gosto bastante: A cada 4 conteúdos que resolvem um problema da jornada de compra dele, você pode enviar um conteúdo de ainda mais valor mas que ele te entregue algo em troca. Pode ser uma landing page para pegar mais dados daquele público ou mesmo uma página final de vendas.

Além disso é sempre importante pensar em que tipos de conteúdo você pode enviar para seu público para aprender como vender por whatsapp. Alguns tipos são:

  • Conteúdos gerais sobre problemas e suas soluções (pode ser vídeo, imagem, texto, áudio, etc);
  • Novidades ou notícias (newsletter);
  • Materiais ricos como planilhas, checklists, ebooks, infográficos, aulas, etc;
  • Questionários gerais ou pesquisas para entender melhor o seu público;
  • Conteúdos gerais que você produz;

9.3 Cuidar com conteúdo e segmentação na hora de vender pelo whatsapp

segmentação de público

Fique atento para o conteúdo que você está enviando para seu público: Precisa ser um conteúdo alinhado com as etapas da jornada de compra da sua audiência. Então nada de ficar enviando tudo que você tem sem criar uma estratégia antes.

É importante também segmentar esse público para não enviar conteúdos para pessoas erradas. Uma dica: Utilize as tags disponíveis no WhatsApp business para você classificar cada pessoa que entra em contato e segmentar em listas essas pessoas.

9.4 Volume de mensagens: Cuidado com Spam

dOutra prática a tomar cuidado em sua estratégia de como vender por whatsapp é o volume de mensagens que você irá enviar. É importante que você não mande inúmeros mensagens irrelevantes para a pessoa que esta recebendo, tornando sua empresa uma spam na vida desse possível cliente.

Logo, não tem problema nenhum enviar mensagem todo dia para sua lista, desde que ela esteja ciente que isso será feito. Por exemplo, se é uma lista que deseja receber todo dia de manha uma análise da bolsa para aplicações e investimento, e essa lista se inscrever justamente por causa dessa periodicidade, está tudo 100% ótimo.

Então, avisa sobre a periodicidade do envio dessas mensagens antes da inscrição, e depois disso, cumpra sempre esse prometido com um conteúdo de muita qualidade. Isso gera valor pra sua empresa, satisfação para seus compromissos com a lista e ainda recomendação dos integrantes dessa lista para outras pessoas em potencial.

A dica é: Se você vai utilizar uma lista fria, ou seja, que nunca foi enviado nada para ela, e ela nem lembra de você, utilize baixíssimas frequências ou mesmo faça uma pergunta do que ela deseja antes de começar a enviar os conteúdos. Lembre que se várias pessoas pedirem para bloquear o seu número num curto espaço de tempo, seu telefone pode ser banido do WhatsApp.

9.5 Tamanho da mensagem e de arquivos

Esse é um lembre dentro da sua estratégia de como vender por whatsapp: utilizar vídeos são a forma de conteúdo mais consumida hoje na internet, mas cuidado com o tamanho dos arquivos que for enviar. A internet no Brasil ainda é precária e os planos são pequenos.

Logo, não crie uma barreira de acesso ao seu conteúdo por causa do tamanho excessivo dele ao teu prospect.

9.8 Aprenda quais são os horários de envio para vender pelo Whatsapp

Horários de mensagem do whatsapp

Já falamos sobre volume de mensagens e de que você deve alinhar com o seu lead antes dele receber seu conteúdo qual é a periodicidade de recebimento (isso é uma ótimo técnica para entender como vender por whatsapp).

Isso é exatamente igual ao horário que ele prefere receber este conteúdo: Alinhe antes com ele. Conteúdos de entretenimento são geralmente bem aceitos em horários próximos à hora do almoço, final de expediente ou mesmo durante a noite.

Conteúdos que podem agregar no trabalho são bem vindos, geralmente, de manhã cedo (para poderem ser aplicados ao longo do dia). Mas como disse, varia pelo tipo de conteúdo e pelo público que irá receber essa informação. Não custa perguntar. 9.9 Notícias (Newsletter) e conteúdo de valor

9.10 Responda todos

Regra de ouro para qualquer equipe comercial para aprender como vender por whatsapp: Responda prontamente seus clientes pelo WhatsApp. Não importa o volume, atenda TODOS.

Ontem mesmo recebi uma mensagem de uma loja de faróis para carros em que pedi um orçamento para o farol do meu carro que queimou . O único problema: Quase 4 meses depois que enviei o pedido de orçamento.

Como pode ver na imagem acima, o cliente se sente ofendido e desrespeitado quando não é atendido rapidamente pelo whatsapp (quem dirá tanto tempo depois). Isso se deve pois o WhatsApp é um meio de comunicação que tem como característica a agilidade de comunicação e a pressa por respostas mais rápidas.

Logo, coloque como regra e atenda todos o quanto antes para fazer ainda mais vendas pelo WhatsApp.

9.11 Mensagem personalizada

Da mesma forma que buscamos respostas rápidas, queremos mensagens únicas para nós, pois o cliente quer saber de resolver o problema dele. Logo, as mensagens precisam ser mais informais mas que tratem bem o cliente, para que ele veja que uma pessoa real está resolvendo o problema dele.

Logo, chame pelo nome o cliente, utilize dos emoticons para trazer leveza na conversa. Isso ajudará a criar um relacionamento mais personalizado e próximo ao cliente.

10. Como vender pelo WhatsApp e ainda utilizar a ferramenta como Customer Success (Pós Venda)

Customer Success

Como já falamos, o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação, e como tal pode ser usada em diversos setores da empresa, mas um em especial eu acredito ser bem eficaz: O setor de pós venda, ou o novo Customer Success.

É nesse suporte ao cliente de maneira rápida que o chat pode ser utilizado, principalmente quando se tem poucos clientes, pois é de fácil controle essas mensagens. Para empresas que possuem muitos clientes, utilizar o whatsapp business é essencial ou mesmo outra ferramenta mais apropriada para isso.

Mas quando o assunto é customer success, existem várias estratégias que você pode utilizar pelo WhatsApp:

  • Pesquisa de satisfação: Você pode criar algum tipo de pesquisa em um Google Forms por exemplo e enviar para seu cliente preencher. Ou mesmo pedir a opinião dele sobre atendimento ou produto.
  • Resolução de problemas rápidos: Utilize a ferramenta do whats para avisar o cliente sobre determinado ponto que ele pediu ou que os serviços voltaram a funcionar normalmente. Lembrando que em termos jurídicos, uma mensagem no WhatsApp é tão válida quando um e-mail.
  • Divulgação de novos produtos: Mostre pelo WhatsApp produtos que possam interessar o seu cliente e chame para uma ligação caso ele se interesse.
  • Faça Upsell: Obviamente, ter clientes no WhatsApp pode te ajudar a oferecer ofertas para melhorar o plano do serviço ou vender novos produtos pra ele, e ainda de maneira bem pessoal, você consegue oferecer exatamente aquilo que sabe que o cliente gosta.

11. Como anunciar para vender pelo WhatsApp?

Para aprender como vender por whatsapp você precisará buscar formas de trazer tráfego para seu site primeiro. Até o presente momento não existe forma de criar anúncios pagos pelo WhatsApp. O Facebook como dono da plataforma está avaliando maneiras de viabilizar isso pois entende que a ferramenta hoje é algo realmente poderosa e que está no bolso de todo mundo. Mas por enquanto vamos ter que esperar novidades neste ramo.

12. Dicas de Como vender pelo Whatsapp

Existem alguns truques que você pode usar para vender por WhatsApp e que irão fazer a diferença nos resultados obtidos.

12.1 Faça o seu cliente salvar seu contato

O WhatsApp bloqueia mensagens seguidas para um número que não salva o seu contato na agenda. Portanto para garantir que seus clientes irão continuar recebendo suas mensagens e lista de transmissão é importante que eles o adicionem à sua lista de contatos. Você pode fazer isso de duas formas: solicitando especificamente que o cliente salve o seu número ou realizando alguma campanha onde o cliente de adicionar o seu número e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, assim ele já irá salvar o seu contato.

12.2 Link de pagamento no WhatsApp

Se você estiver conversando com um cliente por WhatsApp e ele decidir efetuar a compra não informe apenas o link do seu site para que a compra seja realizada. Se possível gere um link de pagamento e o envie diretamente para o cliente, assim com poucos cliques ele já irá concluir a compra. Sua missão deve ser tornar o processo de compra o mais simples possível para o cliente e faze-lo começar todo um processo pelo site pode te custar uma venda. Existem vários serviços que podem ser usados para gerar o link de cobrança, caso você já não possua um de uma olhada no sistema do PagSeguro ou do MercadoPago.

12.3 Deixa seu material de atendimento ao cliente pronto

Tenha em uma pasta do seu smartphone todos os arquivos e imagens que você utiliza em suas vendas. Assim você poderá responder rapidamente as dúvidas mais comuns de seus clientes. Salve também respostas em texto para que você possa copiar e colar sem precisar redigir tudo novamente. Se estiver utilizando o WhatsApp Business é possível salvar uma mensagem com resposta rápida para ter acesso fácil a ela no futuro.

12.4 Responder o cliente o mais rápido possível

Como vender por Whatsapp - Guia Definitivo

Quando utilizamos o WhatsApp para falar com nossos conhecidos esperamos obter respostas rapidamente. O cliente irá esperar o mesmo de você, por tanto responda assim que possível mesmo aos fins de semana. Preste atenção para não piorar a sua maneira de como vender por whatsapp.

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3 Comentários

    • RenanTeles Responder

      Muito obrigado Vera. Se quiser mais conteúdo de valor gratuito, só entrar para a Comunidade Resultados Ninja: comunidade.resultadosninja.com.br/registrar

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