Você vai precisar de um cronograma de conteúdo agora que você já sabe que o marketing de conteúdo é essencial para se fazer marketing atualmente. A presença massiva das marcas na internet, principalmente nas redes sociais, é prova disso.

É preciso ter algo a apresentar para tornar-se assunto. Entretanto, publicar apenas por publicar, não funciona.

1. O cronograma de conteúdo – o que é, como fazer e porquê?

O cronograma de conteúdo – o que é, como fazer e porquê?

Ele permite que você não deixe nenhuma criação para ser feita de última hora, sem conexão com o plano de marketing; seguindo o cronograma de conteúdo, você mantém o foco nas personas e suas necessidades, nas determinadas etapas do funil, relacionando as postagens umas às outras e, assim, causando uma sensação de familiaridade para os consumidores ao contar uma história. Além, é claro, de manter o seu conteúdo sempre atualizado.

Mas o que é um cronograma – ou calendário – de conteúdo?

É toda a programação da sua estratégia de conteúdo. Vai além de um simples documento com títulos e datas agendadas para postagens, ele ajuda a visualizar a estratégia como um todo e mostra o caminho a ser tomado para chegar em seu objetivo.

2. O cronograma de conteúdo pode incluir, também, por exemplo:

O cronograma de conteúdo – o que é, como fazer e porquê?

• Pautas e temas para postagens, relacionadas com as etapas do funil de vendas e personas e CTA(Call to Action) apropriado;

• Palavras-chave já utilizadas;

• Datas para publicação em redes sociais;

• Formatos de conteúdo;

• Estratégias de e-mail marketing.

Ou seja, é a base para o seu marketing de conteúdo e ações, e irá manter os times na mesma página. Evita confusões em relações a prazos, criações, responsabilidades, canais e afins.

3. Principais vantagens do cronograma de conteúdo:

Principais vantagens do cronograma de conteúdo

• Maior organização e planejamento, gerando maior controle e clareza sobre a estratégia de marketing para todos os envolvidos;

• Melhora na frequência das postagens, com diversificação dos formatos e sem repetição de conteúdo ou palavra-chave;

• Possibilidade de análise de métodos anteriores e seus resultados, assim como os temas.

Como você pode perceber, o cronograma é essencial para um bom planejamento.

E então, como fazer?

Cronograma de Conteúdo

4. Selecione a ferramenta para sua planilha. Excel e Google Drive, ou o Calendar, são as mais usadas para criar um cronograma de conteúdo.

Excel e Google Drive, ou o Calendar

Desenhe o planejamento. Determine a frequência de publicações, lembrando que é necessário manter a consistência e qualidade do conteúdo. Organize uma linha de raciocínio entre os posts, a associação das postagens ajuda na complementação do conteúdo da sua página. Isso irá influenciar toda a sua estratégia do cronograma de conteúdo.

Por exemplo: Se hoje eu fizer uma postagem sobre a seleção brasileira, amanha faria sentido eu falar sobre o Neymar ou táticas de futebol.

É importante incluir no seu cronograma de conteúdo:

• Títulos e palavras-chave;

• Datas e horários; (prazos para a entrega do conteúdo e para a publicação)

• Responsáveis; (pela criação e publicação do conteúdo)

Responsáveis pelo cronograma de conteúdo

• Status; (indispensável para a monitoração do processo: em execução, em revisão, finalizado, agendado, publicado)

• Etapa do funil;

• Persona;

• CTA;

• Resumo;

• Formato;

• Categoria;

• URL.

Escolha os canais de divulgação. Redes sociais? E-mail marketing? Faça um pequeno guia no cronograma de como e quando será a publicação. Acompanhe os disparos. Procure também manter a assiduidade nas redes sociais. Vale lembrar que é melhor manter o conteúdo de qualidade em menos canais, do que, vários canais com conteúdos de menor qualidade.

(Se precisar de ajuda na criação do conteúdo pode contar com a RedaWeb, agência de marketing de conteúdo)

Siga o cronograma e o mantenha atualizado. Seguir o cronograma é essencial para o desenvolvimento de uma página, Focar no dia a dia ajuda a entender o andamento das postagens. Não esqueça de compartilhar o andamento com todo o time de marketing!

Meça os resultados. A parte de maior importância de manter um cronograma de conteúdo é medir seus resultados depois. Com ela poderá medir quais posts geram maior engajamento, e irá te ajudar a planejar os próximos posts.

5. Bônus: Passo a passo de como criar um cronograma de conteúdo

Passo a passo de como criar um cronograma de conteúdo

Esse passo a passo é crucial para criar um bom cronograma de conteúdo. Saber como usar as ferramentas e apps, trazem agilidade e qualidade para o seu cronograma.

Passo 1: Objetivo

Definir o objetivo é o mais importa nessa hora. Saber qual o resultado esperado com o cronograma de conteúdo, ajuda traçar uma linha de como alcançar esse objetivo. O principal é olhar aonde você está hoje e aonde quer chegar.

Por exemplo: Caso seu objetivo seja aumentar o número de leads, será necessário criar um cronograma de conteúdo. Mas se quiser apenas aumentar o número de seguidores de uma página, você vai precisar adotar um estratégia completamente diferente.

Passo 2: Linha de pensamento

Com objetivo definido, é importante planejar a sequencia de posts para alcançar seu objetivo final. Duas ferramentas essenciais para criar seu cronograma de conteúdo é o Google Planilhas e o Google Calendário. Elas ajudam na hora de criar a linha de pensamento e a lembrar quando você precisa postar o conteúdo.

Passo a passo do cronograma

Passo 3: Mantenha Atualizado

Uma vez criado seu cronograma de conteúdo, é de extrema importância acompanhar ele de perto. Muitas vezes, percebe-se que o conteúdo planejado pode ser modificado ou melhorado. Conforme o tempo passa e as coisas mudam, o tema em alta de hoje pode perder lugar para outro amanha.

Isso nos leva ao próximo passo.

Passo 4: Timing

Saber reconhecer o assunto em alta no momento, é um parte importante para se criar um bom cronograma de conteúdo. Ter timing na hora de postar, pode ajudar a melhorar o engajamento das suas postagens.

Passo 5: Análise

Essa é a parte mais importante do processo. Depois de postado, é necessário olhar para cada post e olhar os resultados. Com isso, pode-se descobrir quais assuntos e quais tipos de postagens seu público mais se identifica. É de grande importância entender esses resultados, principalmente na hora de criar o próximo cronograma de conteúdo.

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