ChatBots estão cada vez mais em alta. Após o Facebook liberar a criação de plataformas de chatbot dentro do messenger, diversas empresas começaram a criar suas plataformas focadas na criação de chatbots personalizados no messenger do Facebook. Saiba agora o que é e como usar o ManyChat

1. O que é o ManyChat?

O que é manychat

O ManyChat é uma ferramenta (plataforma) para criar chat automatizado dentro do messenger do Facebook. Os famosos robôs (bots) que podem conversar ou induzir a pessoa a falar com você através do messenger. Você pode utilizar a ferramenta para utilizar várias estratégias de marketing, vendas ou mesmo suporte aos seus clientes.

1.1 Vantagens do ManyChat

Vantagens do Manychat
  • Em geral, pode-se aplicar estratégias similares à de um email marketing, uma vez que é um canal direto com a pessoa. A grande vantagem em comparação com o email é que ao enviar uma mensagem, as taxas de abertura e de cliques são muito maiores (já que a ferramenta é nova, tem pouca gente usando, consequentemente menos spams). Com meus clientes de marketing digital minhas taxas de abertura ficam entre 85% à 95% e de clicks em torno de 50%. Segundo o próprio Manychat, em média possui um CTR de 4x a 10x maior que o email marketing. 
  • É uma ferramenta que possui diversas funcionalidades: Tem broadcast de mensagem (vulgo mala direta). Tem trilha de mensagens (similar às trilhas automatizadas de e-mail). Possui gatilho de posts para mensagens automatizadas. Entre diversos outros tipos de ferramentas dentro dele. É realmente muito completo.
  • Para pequenas páginas e poucas estratégias de marketing é uma ferramenta muito barata. Até a data deste post, possui um plano gratuito com envio de mala direto ilimitado com algumas restrições, mas que funciona muito bem para quem está começando.

1.2 Desvantagens do ManyChat

Desvantagens do Manychat
  • Para projetos grandes ou com estratégias mais complexas de marketing a versão paga é necessária. E como o site só possui versão americana, todos os preços são em dólar.
  • Para muitos que ainda não falam inglês, a ferramenta não possui versão traduzida para o português.

2. Como Configurar o ManyChat – Tutorial

Tutorial do Manychat

Siga abaixo as instruções para realizar a configuração inicial do manychat no seu site.

2.1 Entre na página inicial do Manychat

página inicial do Manychat

Na página inicial do site do Manychat clique no botão azul no canto direito superior da página, escrito Get Started Free.

2.2 Conecte a sua conta do Facebook

Conecte a sua conta do Facebook

Manychat Como Usar: Conectar Conta

Como na imagem assim, aceite os termos e condições de uso e conecte com sua conta de facebook. Aqui é importante que seja conectado com a conta que gerencia suas páginas do Facebook.

2.3 Pronto para usar

Pronto para usar

Aqui, já estará pronto para ser utilizado. Na barra lateral, você poderá alterar entre as contas que você gerencia.

3. ManyChat Como Usar

ManyChat Como Usar

Existem diversas estratégias de como usar o manychat da melhor maneira possível. Ao longo deste tópico serão explicadas cada uma de modo técnico, para que você possa aprender como colocar em prática cada uma das estratégias. Todas as funcionalidades estão dispostas no menu lateral da plataforma. Abaixo segue cada um dos modos de como usar o manychat. A ferramenta não necessita de programação para funcionar, mas entrega a possibilidade de programar esquemas complexos caso necessite. Vamos agora entender cada uma das funcionalidades do menu lateral da plataforma.

3.1 Entendendo o Dashboard do ManyChat

Dashbord do Manychat

A dashboard principal entrega algumas informações básicas sobre o status da conta da sua página no manychat. Ela te entrega um gráfico básico de aquisição de inscritos, assim como números totais de inscritos e desinscritos. No canto direito, existe um link para o bot da sua página, que leva direto para lá. Pode compartilhar sem problema para as pessoas entrarem por este link.

3.2 Audience no ManyChat

Audience no ManyChat

Nesta opção, você verá toda a sua base de inscritos dentro do messenger da sua página. Mas cuidado, essa base reflete apenas quem se inscreveu ou enviou alguma mensagem para você após conectar sua página ao manychat.

Aqui, você poderá visualizar algumas informações básicas dos usuários da sua base e também poderá classificá-los. No lado direito, poderá criar TAGs para as campanhas que fizer ou mesmo verá sua audiência separada pelas trilhas de mensagens que já criou. Os filtros são fáceis de utilizar e também poderá importar ou exportar sua lista de leads sem problemas, mas apenas na versão paga.

3.3 Manychat como usar o Live Chat

 Live Chat

Aqui, temos algo bem simples. Você pode acessar todas as conversas do messenger da sua página dentro do próprio manychat. A parte bacana é que ao abrir uma das conversas com uma pessoa, você poderá ver alguns dados da pessoa e todas as trilhas e fluxos que ela pertence dentro da estratégia de marketing do manychat que foi criado.

3.4 Ferramenta Growth Tools

Ferramenta Growth Tools

A ferramenta growth tools do manychat é nada mais do que o próprio nome diz: Uma ferramenta que te ajuda a crescer a sua base de inscritos dentro do manychat. A ideia aqui é fazer com que o tráfego do seu website perceba a chamada pra ação da barra e se inscreva. Você pode colocar alguma frase de impacto que faça o usuário querer se inscrever. Por exemplo: Pode ser uma chamada para se inscrever numa Lista VIP de conteúdo, participar de um sorteio, receber semanalmente algum conteúdo rico, etc. Essa funcionalidade possui diversos tipos para configurar:

  • Barra (Bar): Uma Barra que você colocar no topo da página do seu website com um botão para se inscrever no messenger do facebook da sua página.
  • Janela de Canto (Slide-In): Uma janela se abre no canto inferior do seu site com o texto e botão de inscrição.
  • Pop-Up Central (Modal): Um pop-up no centro da tela do seu website aparece com o texto e botão de inscrição.
  • Caixa ao final do site (Page Takeover): Cria uma caixa de inscrição que sobrepõe ao final do site.
  • Botão (Button): Um botão de inscrição que você pode colocar aonde quiser dentro do seu website.
  • Caixa (Box): Uma caixa com texto e botão que você pode colocar aonde achar melhor dentro do seu site.
  • Landing Page: Se você não tiver website, o manychat tem um modo de criar uma página única (landing page) para você ofertar sua inscrição na sua lista do manychat. Essa página ficará hospedado no próprio servidor do manychat.
  • Comentários no Facebook (Facebook Comments): Essa ferramenta permite você enviar uma mensagem para uma pessoa que comentou em algum post da sua página. O ideal é enviar uma mensagem que faça ele te responder diretamente no messenger.
  • Botão Flutuante no site (Customer Chat): Cria um botão flutuante dentro do seu site que cai direto pro messenger do facebook da sua página.

Os itens acima estão na aba Widgets dentro da ferramenta Growth Tools. A outra ferramente dentro dela é a Ads. Ela ainda está em beta e eu não recomendo a utilização dela por enquanto. Ela serve apenas para gerenciar e criar novas campanhas, mas é muito limitada ainda. Recomendo utilizar o gerenciador de negócios do próprio facebook para gerenciar seus anúncios.

3.5 Manychat como usar sua Automação

Manychat como usar sua Automação

Nesta categoria do menu lateral temos 6 ferramentas automatizadas para utilizar em nossas campanhas e melhorar a maneira de como usar o manychat. São elas:

  • Menu Principal (Menu Main): Aqui você consegue criar um menu dentro do seu chat, para quando a pessoa clicar aparecer alguns botões com respostas automáticas. Por exemplo, pode colocar horário de atendimento, principais dúvidas sobre seu negócio, dúvidas de suporte entre outras.
  • Resposta Automática (Default Reply): Sempre que um usuário te enviar uma mensagem, você pode configurar para que uma resposta automática seja enviada. Pode também criar um fluxo de mensagens automáticas para que o usuário receba algumas informações que são sempre muito buscadas.
  • Mensagem de Boas Vindas (Welcome Message): Quando usuário entrar pela primeira vez no messenger com você aparecerá uma botão para ele iniciar a conversa, chamado “começar”. Ao clicar nele, você pode configurar uma mensagem de boas vindas e inclusive guiar ele para clicar em algo, se quiser.
  • Palavras-Chave (Keywords): As palavras-chaves são importantes para você identificar, dentro do texto que o usuário enviou, ações que o usuário gostaria de realizar. Por exemplo se no meio do texto que o usuário enviou estiver a palavra “orçamento”, é possível criar um lógica para que seja enviado uma resposta automática para ele explicando que os orçamentos são realizados apenas por e-mail, por exemplo.
  • Sequências (Sequences): As sequências são como se fossem trilhas de e-mail, porém em mensagens no Facebook. Você pode criar uma sequência, por exemplo, de 4 mensagens para entregar ao longo de 10 dias, fazendo aquela pessoa percorrer um funil de vendas. Ou seja, você vai entregando aos poucos, mensagens que induzam a pessoa a tomar ações. Pode entregar conteúdos gratuitos por lá também. Enfim, conseguimos aplicar diversas estratégias de trilha de emails dentro do manychat.
  • Regras (Rules): As regras são uma ferramenta nova que disponibiliza condições para você realizar ações. Por exemplo, se a pessoa clicou em botão em uma determinada mensagem, mas em outra ela não clicou, você pode colocar uma TAG nela e a partir disso, todos que estiverem com essa TAG receberam uma mensagem em específica. Logo, são inúmeras formas de utilizar regras e de automatizar essas estratégias.

3.6 Fluxos do ManyChat: Flows

Fluxos do ManyChat Flows

A opção Flows do manychat nada mais são que um lugar para você reunir as estratégias em uma pasta a fim de organizar bem suas estratégias de marketing através da ferramenta. Você pode, por exemplo, criar uma pasta chamada Trilhas de Testes e colocar todos os testes de trilha de e-mail que não tiveram muita relevância. Você pode também, criar uma pasta chamada de Fluxo para Download de um Material Rico, e colocar dentro dele todas as ferramentas do manychat que utilizou nessa estratégia de como usar o manychat.

4. Entendendo os Templates no ManyChat

Templates no ManyChat

O Manychat possui templates de estratégias pré prontas que você pode importar. O lado ruim é que o manychat disponibiliza poucos templates para importar. Em geral os templates precisam ser os feitos pelo manychat ou ser criados do zero por você. Existem muitos sites que acabam discutindo e mostrando alguns templates, mas você precisará criá-los na mão.

Na prática, esses templates são um conjunto de funcionalidades das que foram descritas, criadas por alguém, para realizar alguma tarefa automatizada com o manychat dentro do messenger do Facebook.

4.1 Importando um template no manychat

Importando um template no manychat

Clicando no botão Templates na barra lateral, você entrará em uma tela muito similar a esta acima. Como dito anteriormente, o manychat possibilita você adicionar apenas um dos templates prévios criados por eles atualmente. Para isso clique em uma das opções.

Você cairá numa tela em que será mostrado todas as configurações que esse template tem e poderá escolher quais delas gostaria de importar. Minha sugestão é que você importe e verifique algumas dessa opções pra entender como funciona a ferramenta.

4.2 Criando um template no manychat

Criando um template no manychat

Clique em Go to My Templates e +New Template para começar a criar o seu próprio template. Você poderá configurar e cadastrar nesse template todas as automações, ferramentas, trilhas e tudo mais que você já criou para criar um modelo seu. A grande vantagem é que uma vez que você crie o seu próprio template, poderá usar em outras páginas/contas que você tem acesso dentro do Facebook.

5. Estratégias para Manychat

Estratégias para Manychat

A ideia aqui é simples, descrever algumas das principais estratégias que utilizo no meu dia a dia com o manychat em campanhas de marketing para diversas empresas.

a) Estratégia 1

Utilizar o Manychat como ferramenta de ChatBot simples, com perguntas e respostas personalizadas toda vez que um usuário entrar no messenger da sua página e quiser enviar uma mensagem.

b) Estratégia 2

Utilize o manychat como um e-mail: Crie trilhas de e-mails com sequências a cada X dias enviando conteúdos ricos para sua base de leads dentro do manychat. Use e abuse do envio de materiais de grande valor pra sua audiência.

c) Estratégia 3

Crie pop-ups e coloque dentro do seu site. Por exemplo, toda vez que alguém for sair do seu site, mostre o pop-up do manychat perguntando se essa pessoa gostaria de receber algum material semana, se sim, faça com que ela se inscreva no manychat e trabalhe essa audiência.

d) Estratégia 4

Utilize como mala direta de promoções e outros benefícios que você pode enviar apenas pra essa lista exclusiva. Mas lembre-se, a pessoa tem que estar de acordo para receber esse tipo de informação.

e) Estratégia 5

Crie um fluxo de perguntas e respostas pras áreas de: suporte, vendas, dúvidas do seu negócio, enviando a pessoa pra alguma página de interesse que resolva o problema dela.

f) Estratégia 6 – MASTER

Crie um post dentro da timeline da sua página no Facebook. Esse post pode ser uma promoção ou algo que faça as pessoas interagirem ou que tenha um CTA pra que ela faça uma conversão. Dentro do manychat, vincule esse post com uma ferramenta de growth tool de post, e coloque para a ferramenta ser ativada a partir de uma palavra-chave.

Por exemplo: Fiz um post escrito assim: “Coloque nos comentários EU QUERO, se você quiser receber um livro com 100 receitas fit para fazer com menos de R$20”. As pessoas que colocavam eu quero, automaticamente pelo manychat recebiam uma mensagem automática escrita assim: “Olá Fulano. Que bom que tem interesse no nosso livro de receitas fit. Se você realmente quiser esse livro gratuitamente, digite SIM, para eu te mandar agora mesmo.” Isso é necessário no manychat, pois o facebook precisa que a pessoa te envie uma mensagem para você ter o aval de enviar novas mensagens para ela.

Uma vez que ela responde SIM, o manychat envia pra ela uma mensagem: “Que ótimo. Está aqui seu exemplar do livro. Só clicar no link abaixo para receber”. E envia um botão com o link pro pdf do material. Assim, a pessoa entra na sua base, se tornando um novo lead. E o melhor: Você pode patrocinar esse post pra atingir o máximo de pessoas possíveis.

6. Dúvidas e Dicas Gerais:

6.1 Manychat em Português?

Infelizmente o manychat só existe em inglês. Existem poucos lugares para se tirar dúvidas em português, mas você pode deixar sua dúvida aqui nos comentários ou entrar no nosso grupo, explicado uns itens abaixo.

6.2 Manychat como usar suas variáveis

Você poderá utilizar nas mensagens alguma variável ou campo que você tenha dos dados da sua lista. Por exemplo, poderá utilizar o símbolo {First Name} para puxar o primeiro nome da pessoa, podendo resultado em uma mensagem mais pessoal, como a mostrada abaixo:

Manychat como usar suas variáveis

6.3 Usando Botões nas Mensagens

Crie suas mensagens com botões para ficar ainda mais interativo a sua mensagem e para que você possa medir os resultados. Em geral, a taxa de cliques dentro das mensagens chega a ser bem superior às dos e-mails, isso irá melhorar a forma de como usar o manychat.

6.4 Grupo Americano (em inglês) do Manychat no Facebook

Caso você queira saber mais sobre o manychat, existe uma comunidade americana oficial do manychat dentro do facebook. O problema principal realmente é a língua para aqueles que não possuem o inglês afiado. Mas abaixo temos uma solução ótima para você ;).

6.5 Grupo Brasileiro (em português) para ajudar em como usar o Manychat

Para aqueles que quiserem dividir estratégias de manychat e de como usar o manychat ou qualquer outro assunto sobre marketing digital, tráfego e vendas, basta entrar no nosso grupo exclusivo, e colocar suas dúvidas lá. Estamos sempre ajudando a todos e gerando uma comunidade cada vez mais engajada. Basta clicar no link abaixo.

ENTRAR NO GRUPO DA COMUNIDADE RESULTADOS NINJA NO FACEBOOK

6.6 Manychat ou Chatfuel?

Manychat ou Chatfuel

A resposta é simples. Para mim, o manychat é mais completo e possui as funcionalidades de maneira mais amigável para utilizar.

Entre para a Comunidade Resultados Ninja

A Comunidade Resultados Ninja é utilizada por pessoas comuns para aprender, compartilhar e colocar em prática técnicas de marketing digital, tráfego e vendas que visam gerar novos clientes. E sabe o melhor? TOTALMENTE GRATUITA. Só clicar na imagem abaixo.

Entre na Comunidade Resultados Ninja

Alguma sugestão?

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre manychat. Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de fazer alguma sugestão, coloque nos comentários abaixo que ficaremos muito felizes em te ajudar. Caso tenha alguma dúvida em como utilizar algum cronograma junto com o manychat, não deixe de verificar nosso conteúdo sobre como criar um cronograma de conteúdo, pois irá lhe ajudar muito. 

31 Comentários

  1. Qual ferramenta dentro do ManyChat que eu utilizo para configurar a Estratégia 4, para utilizar como mala direta?

    • RenanTeles Responder

      Olá Mariana. Para mandar a mala direta é só clicar no menu lateral em Broadcasting e em seguida em New Broadcast. A ferramenta de Broadcast do manychat é a de mala direta de mensagens. Qualquer dúvida só falar. 🙂

    • RenanTeles Responder

      Olá Fabio. Que bom que gostou do conteúdo. Muito obrigado. Sim, o Manychat precisa ser um para cada página, mas se você tiver todas as suas páginas em controle do seu perfil, consegue acessar todas as páginas no Manychat com apenas um Login. Fico a disposição. 🙂

      • RenanTeles Responder

        Bom dia Gil. Infelizmente ainda não existe integração entre o manychat e o Instagram. Teremos que aguardar por alguma novidade vindo deles. Espero ter ajudado. Abraço.

    • RenanTeles Responder

      Olá Luciano. A princípio o manychat funciona apenas para o Facebook Messenger. O que você pode fazer é pegar o link do messenger da sua página e colocar no linktree para que ele envie a pessoa pro messenger, e lá o manychat pode interagir com ela. Espero ter ajudado. 🙂

  2. Eudes de Jesus Responder

    Não encontrei em lugar nenhum como criar o segundo, terceiro ou quarto post de infoproduto Hotmart como afiliado, para manychat Messenger

    • RenanTeles Responder

      Olá Eudes. Como assim post de afiliado? Me de mais detalhes sobre seu problema pra eu poder te ajudar. Em teoria o manychat é uma ferramenta que integra o messenger do Facebook. Você pode enviar para as pessoas os links seus de afiliados, caso você tenha uma lista dentro do manychat.

    • Conteúdo muito completo. Estou testando na minha página a estratégia 6 e acabei apagando o (Full name) que estava no campo na hora de editar e não consigo reverter, como faço? Já inseri da forma como está no seu texto {First name} porém não parece que vai vincular com o nome da pessoa.

      • RenanTeles Responder

        Olá Luciene. Muito obrigado pelo conteúdo completo. Pretendo continuar fazendo conteúdos assim e o apoio de vocês só motiva mais 🙂

        Sobre sua dúvida é o seguinte: eu errei no post e você precisa digitar {{NOME DA VARIAVEL}}.. OU seja, precisa de duas chaves pra abrir as variáveis. Quando você clica no campo de digitar, também aparece uma opção logo abaixo da caixa de texto com o seguinte ícone {.} Se clicar nele, também vai aparecer as outras variáveis como Full Name e First Name.

        Espero ter ajudado. Grande abraço.

  3. Luis Fernando Bittencourt Alves Responder

    Gostei muito do conteúdo desse post, porem sou meio leigo no assunto de manychat kkkk confesso que sou atrapalhado nesta ferramenta, não sei se é impressão minha ou ela sempre atualiza e eu me perco!

    Mas o post está perfeito, Parabéns!

    • RenanTeles Responder

      Obrigado Luis. Fico feliz do conteúdo ter ajudado. Estou criando novos conteúdos para o blog logo logo. Realmente, é sempre difícil ficar atualizado com a ferramenta do manychat. Entre pra nossa comunidade e sempre que tiver alguma dúvida, só postar lá que a gente ajuda 🙂

      https://comunidade.resultadosninja.com.br/registrar

      Grande abraço.

  4. Excelente conteúdo Renan. 🙂
    2 duvidas,
    em automation > main menu, montei um menu, mas não consegui ver onde e como ele aparece.

    Estou utilizando inicialmente no meu aplicativo web pra suporte, duvidas.
    Tem como montar uma logica devido ao horário de funcionamento do suporte que é des 11h as 17h de seg a sex?

    Exemplo, se um user enviar uma mensagem fora desse horário falo pra ele que estamos offline no momento, nosso horário é das 11h as 17h de seg a sex e vamos responder o mais breve possível pra ele.

    Obrigado e parabéns mais uma vez.

    • RenanTeles Responder

      Olá Alex. Muito obrigado pelos elogios. A ideia é sempre trazer conteúdo de qualidade para vocês.

      Sobre suas dúvidas:
      1) Quando você publica o menu, ele fica dentro do chat, na sua página do Facebook. Vai ter ao lado da linha de escrever mensagem, um ícone de menu.. Se clicar ali ele irá abrir o menu que você configurou no manychat.

      2) No manychat não tem como, mas no próprio Facebook, em configurações do messenger você consegue colocar o horário e mensagens automáticas dependendo do horário de funcionamento.

      Tamo junto.. e não esquece de entrar na Comunidade Resultados Ninja, totalmente gratuita: https://comunidade.resultadosninja.com.br/registrar

      Grande abraço.

      • Olá meu amigo. Nesse pouco tempo que eu estou neste ramo, ainda não vi uma explicação tem bem elaborada como a sua. Parabéns por essas dicas, você realmente tem ajuda muito. Gostaria de saber se teria algum problema eu copiar algumas de suas dicas e fazer um E-Book?
        Desde já sou muito grato.

        • RenanTeles Responder

          Claro Luiz. Pode sim. Se puder só referenciar com o link dentro do pdf. Me manda pra eu distribuir também 🙂 Abração

  5. Prezado,

    ao fazer uma campanha de marketing de lançamento de um ebook no instagram peço para que a pessoa envie um email para receber o ebook e coloque assunto “ebook”. É possível fazer com que ela receba um email automático com um link para receber o email por meio dessa plataforma? Como?

    • RenanTeles Responder

      Olá Bruno. Infelizmente não. O manychat consegue trabalhar apenas dentro da plataforma do messenger do Facebook. Porém, eu indico você utilizar o mailchimp para fazer exatamente o que você gostaria. Com ele dá sim pra configurar uma trilha de e-mail automático para a pessoa que se cadastrar para receber o ebook.

      Grande abraço.

  6. Excelente conteúdo Renan, Gostei muito do conteúdo desse post, estou começando usar agora o manychat, me ajudou muito esse artigo, Parabéns !! abraços!!

  7. Estou precisando mudar a conta do Face dentro do Manychat, como faço?
    Foi adicionado automaticamente uma conta Face más as minhas Fan Page estão em outra conta.
    Desde já te agradeço.

    • RenanTeles Responder

      Olá Hermon. A princípio acredito não ser possível. Uma vez que você tem leads dentro do manychat em uma conta, ele fica associado à aquela página. Aconselho criar uma nova para a outra página ou entrar em contato com o suporte do manychat.

      TMJ.

  8. Olá, parabéns pelo excelente material.
    Quero saber, por favor se se o Manychat tem a opção de ser configurado para enviar mensagens para inscritos em grupos do Facebook?

    • RenanTeles Responder

      Muito obrigado Douglas. O manychat não tem opção de enviar mensagens para inscritos em grupos pois o Facebook não libera esse tipo de funcionalidade. Qualquer dúvida só mandar. Grande abraço.

  9. Boa noite é uma feramenta muito boa eu estou comesano agora no mercado de marketing mais prometo da o meu melhor muito obrigado pela o portunidade tenha uma boa noite todos vcs 🙏🙏

  10. Da para criar 2 flows diferentes de conversa com criterios de entrada diferentes? ou é um manychat para 1 pagina do facebook e não tem como? sabe?

Deixe Seu Comentário