Se você busca saber mais sobre o SEO para Facebook, esse post é para você.
O SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias que visa deixar o seu site ou página mais visíveis aos olhos dos consumidores.
Quando se fala em SEO, muitas pessoas pensam no Google ou outros motores de busca, entretanto, as redes sociais também se beneficiam dele.
Com o avanço das ferramentas do Facebook, se tornou possível que os usuários passem a buscar pelas empresas através de palavras-chave, fator fundamental para os otimizadores.
Portanto, se você deseja entender mais sobre o tema e implantar nas suas redes, fique comigo até o final, pois, preparei um conteúdo exclusivo para você.
Índice do Conteúdo
SEO para Facebook: Como fazer em 2021
Otimize a URL da sua página:
Esse é um conselho bem óbvio, mas é um ponto que não pode ser negligenciado.
Portanto, tenha um endereço que esteja de acordo com o seu negócio, não apenas focado no ranqueamento do Google, mas para facilitar o reconhecimento da marca.
Se você não criar a sua própria URL, o próprio Facebook vai fazer isso, mas ele não vai ter a ver com o seu negócio.
Defina um bom nome de página:
O nome que você for dar para a sua página é um dos pontos mais importantes para que você faça um bom SEO para Facebook.
Se ainda não tem um nome, você vai precisar criar, mais não tem segredo, aqui é o nome da sua empresa.
Vale lembrar que não tem nenhuma necessidade de inventar nomes difíceis e cheios de palavras-chave.
É comum ver alguns sites falando que quanto maior a quantidade de palavras-chave, maior é a otimização.
Na verdade, isso está bem longe de ser verdade.
Além disso, não se esqueça que quanto mais longo for o nome da sua página, menos atrativo ela irá se tirar.
Utilize outras mídias apontando para a sua Fanpage:
Uma das melhores maneiras de você provar ao motores de busca que a sua página no Facebook tem qualidade, é trazendo uma boa quantidade de link apontado para ela.
Portanto, é interessante que utilize outras maneiras de mídias para realizar esse direcionamento e assim, aumentar o tráfego.
Entretanto, tome cuidado para não exagerar na quantidade apontada para não ser penalizado pelos links.
O ideal é nunca forçar, mas sim apostar nas conquistas de indicações, pois, elas serão responsáveis pelo sucesso.
Foque palavras-chave nos posts para melhorar o SEO para Facebook:
É bem comum ver as empresas se utilizarem das palavras-chave, mas somente dentro da página Sobre.
Sempre que puder, inclua na meta descrição, que é o texto que aparece debaixo do link do texto.
Esse passo vai fazer que a sua página no Facebook apareça mais, além de ser a porta de entrada para mais visita.
Tenha mais seguidores:
Para você aumentar a sua autoridade e melhorar o ranking do seu perfil no Facebook, você precisa contar com um número adequado de seguidores.
Entretanto, essa é uma prática que você precisa ter bastante atenção.
Comprar seguidores, por exemplo, é um tiro que irá sair pela culatra, já que não adianta contar com uma audiência grande se não tem engajamento.
Então, para conseguir mais seguidores, você precisa definir a sua persona, que é o perfil do seu consumidor.
Depois da criação dela, você pode voltar a atenção para estratégias para chamar a atenção desse público e torná-los seguidores.
Além disso, você pode investir em algumas ferramentas que ajudem a impulsionar a sua página, caso queira.
Mas, primeiro de tudo, foque sempre em estratégias orgânicas, pois, elas irão ser mais valiosas a longo prazo.
A quantidade de conteúdo que está ligado à sua empresa e as palavras-chave irão influenciar na hora de encontrar a sua página.
Portanto, crie sempre abas para esses conteúdos.
Você pode, por exemplo, criar uma aba de bem-vindo, aba de promoções, entre outros itens.
Não se esqueça de utilizar as informações também, pois, quanto mais completa ela estiver, melhor será na hora de ser encontrada pelos buscadores.
BÔNUS – Mitos sobre o ranqueamento e SEO para Facebook
– O SEO funciona somente para os sites:
O posicionamento online vai muito além do que as páginas da internet.
Criar blogs e desenvolver conteúdos, utilizar as redes sociais para viralizar, para quanto mais pessoas falarem do seu negócio, melhor vai ser para os motores de busca.
Portanto, foque em utilizar ambos os itens e não foque em apenas uma opção.
– Quanto maior a quantidade de palavras-chave, melhor:
Antigamente se acreditava que quanto mais palavras-chave que você repetisse, melhor seria para o seu posicionamento online.
Entretanto, hoje em dia já sabemos que isso é um grande mito.
Não existe uma quantidade de palavras-chave específica que você deve repetir.
O ideal é que a palavra possa representar o assunto principal do seu artigo e que seja repetida o suficiente para compreender o conteúdo.
Se essa repetição se tornar excessiva, aí os robôs dos motores de busca, principalmente do Google, podem desqualificar o local que o conteúdo surgiu.
– Todo link externo é muito bem-vindo:
Esse é outro mito que precisa ser desmistificado. A quantidade de links que o seu conteúdo recebe, a sua página no Facebook no caso, não tem nada a ver com o link de qualidade.
Vou dar um exemplo bem prático.
Suponhamos que o seu site seja de marketing e muitos links de emagrecimento e roupas infantis estão linkando para o seu site.
Obviamente que todos esses links são totalmente negativos para a sua página.
Por que isso acontece?
Isso acontece porque o Google não vê ligação alguma entre esses temas e nenhuma ligação entre os conteúdos.
Ou seja, é um processo natural ele considerar que essa é uma tentativa de enganar os algoritmos.
Não se esqueça que o Google sempre considerou o link building como uma das melhores maneiras de você melhorar o ranking da sua página nos motores de busca.
Entretanto, esses direcionamentos precisam ter sentido e relevância.
Depois desse post, tenho certeza de que você tem em mãos ótimas práticas de SEO para Facebook e como você pode aplicá-las da melhor maneira.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.
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