Quer saber como fazer SEO para Instagram? Esse post foi feito para você.
O SEO de maneira geral é fundamental para qualquer tipo de rede social, o que acaba desmistificando que ele só acontece nos motores de busca.
Portanto, se você deseja saber mais sobre o tema, aqui apresentarei algumas dicas de como você pode fazer.
Índice do Conteúdo
SEO para Instagram: Aprenda como fazer em 2021
Hashtags:
Quando falamos de Instagram para SEO, um dos maiores recursos é utilizar adequadamente as palavras-chave.
Essas palavras são os termos usados pelos usuários para pesquisar algum tema, produto ou mesmo um local.
Entretanto, sabemos que o texto das legendas não é encontrado em pesquisas.
Portanto, para você trabalhar com palavras-chave são as hashtags.
Assim, use palavras que tenham a ver com o seu post, além da sua marca.
Além disso, foque em termos, frases ou até mesmo siglas que os seus seguidores podem usar para encontrar o seu post.
Não utilize termos que são genéricos, como o #tbt, só porque essa é uma hashtag muito utilizada.
Na verdade, o seu objetivo precisa ser atrair as pessoas certas, que estão de fato interessadas no assuntou ou segmento.
Localização:
Marcar a localização nos seus posts também é uma ótima prática de SEO para Instagram.
Quando você marca a cidade, bairro ou mesmo a localização da própria empresa que você gerencia, você pode fazer com que as pessoas te encontrem.
Obviamente que você precisa realizar somente comportamentos que fazem sentido para o seu perfil.
Além disso, você precisa utilizar imagens atrativas e que gerem interesse as pessoas para clicarem e desejam conhecer mais o seu perfil.
Preze pela qualidade das imagens e dos vídeos:
A qualidade das imagens e dos vídeos que são publicados não é somente um fator para você ser bem avaliado no algoritmo, mas também para chamar a atenção do seu público.
Fique de olho para não deixar os vídeos pixelados ou mesmo a sua imagem ficar borrada ou cortada.
Poste sempre no horário certo:
O envio excessivo no Instagram pode fazer com que você acabe diminuindo a quantidade de seguidores.
Se tudo o que ele vê no feed é sobre a sua marca, eles provavelmente vão deixar de te seguir.
Assim, é essencial que você publique de maneira consistente para que fique de maneira regular no feed.
A melhor maneira de fazer isso é postar em determinados dias e horários de pico, onde os seus seguidores estão online.
De acordo com uma pesquisa no Sprout Social, os piores dias para publicar algo é no domingo.
Já os melhores são de quartas e sexta.
Claro, isso pode não caber para o se público e o seu perfil e, portanto, uma das melhores coisas é testar.
Quando o tema é os melhores horários do dia, uma pesquisa desenvolvida pelo CoSchedule, relatou que são as 08:00 e 09:00 da manhã.
Entre as 08:00 e as 09:00 da manhã é o horário em que as pessoas estão se preparando ou indo para o trabalho e verificando as mídias sociais.
Além disso, você pode ver quando os seus seguidores estão online pela ferramenta Instagram Insights.
Assim, você consegue descobrir se esses são os seus melhores horários ou se pode variar, sempre dependendo do seu público.
Favorece o SEO para Instagram – Limite a quantidade de postagem:
Outro ponto que você deve ter atenção é a quantidade de vezes que você deve publicar por dia.
Segundo a pesquisa do CoSchedule, o ideal é publicar entre uma ou duas vezes, nem mais nem menos.
Se você deseja postar mais conteúdo do que isso, você pode utilizar recurso do álbum Carrossel do Instagram para publicar várias imagens em forma de slides.
Desta forma, você acaba não se sobrecarregando os feeds dos seus seguidores.
Diversifique os seus tipos de posts:
Para que não deixe o seu perfil ficar nas mesma e não entediar os seus seguidores, pense em como você deve variar os seus tipos de posts.
A primeira coisa que precisa fazer é utilizando todos os formatos que o aplicativo tem disponível.
Assim, foque em:
- Vídeos;
- Fotos;
- Carrossel;
- Stories;
- IGTV.
O ideal é que busque sempre as melhores maneiras de inovar o seu conteúdo.
Além disso, você não pode esquecer de buscar por temáticas diferentes.
Exemplos de temáticas são:
- Posts nostálgicos;
- Sazonais;
- Alterne entre as imagens de fotos e de gráficos;
- Mostre os bastidores da sua empresa, etc.
Atualmente tem muitas ferramentas para você utilizar no Instagram que podem te ajudar a criar bons conteúdos.
Utilize o Alt Text para tirar vantagem:
O Alt Text do Instagram é um ótimo recurso que te permite escrever descrições “dentro” de suas imagens.
Para os seus visitantes, essa descrição não vai ficar visível e, assim, muitas empresas não acreditam que tenham importância.
Entretanto, quando o tema é SEO para Instagram esse é um recurso fundamental para tirar vantagem dos concorrentes que não conhecem esses recursos.
Para você conseguir acessar o Alt Text inicie uma nova postagem e desça até o final da página em uma opção descrita CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS.
Depois disso, você precisa ir até ACESSIBILIDADE e clique em ESCREVER TEXTO ALTERNATIVO.
Pronto.
Você deve agora descrever em palavras a imagem que será postada, assim, essa publicação passa a ser vista com bons olhos pelos algoritmos do Instagram.
Assim, você tem maiores chances de ranquear o seu conteúdo entre os primeiros.
Utilize palavra-chave no nome do perfil para melhorar o SEO para Instagram:
O seu nome do perfil do Instagram é uma palavra-chave muito importante.
Esse nome precisa ser curto, legível e distinta.
Você precisa ajudar o seu público a entender o que o nome do usuário implica e evite incluir símbolos irrelevantes.
Além disso, você deve escrever o nome de usuário no idioma em que o seu público tem maior chance de procurar.
Por fim, pense nas boas e antigas regras de SEO e faça com que o seu nome de usuário pareça uma consulta de pesquisa feita pelo seu cliente.
Depois desse post, espero que você tenha compreendido tudo o que precisa sobre o SEO para Instagram.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Saiba também técnicas de como ranquear seu Instagram aqui.
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