Uma copy de sucesso é uma das melhores estratégias capazes de garantir um marketing que funcione através da comunicação ao mesmo tempo que tem um efeito positivo no público.

Justamente por isso, aqui você vai aprender a criar a sua em apenas sete passos e fazer parte do mercado ao mesmo tempo que entende exatamente do que se trata essa estratégia.

Boa leitura!

O que é e como funciona a copy?

copy de sucesso

A princípio, você precisa ter em mente que copy é uma estratégia do marketing de conteúdo que tem como objetivo convencer o leitor a fazer alguma coisa.

Geralmente, esse conteúdo (copy) tem um caráter mais persuasivo, voltado para a venda e conversão.

Para isso, faz uma de diversas técnicas que despertam o interesse no público ao mesmo tempo que criam um tipo de vínculo.

Neste aspecto, a copy funciona a partir da compreensão do público e da inspiração, para que seja estabelecida uma relação entre o usuário e a marca/empresa.

A partir dessa relação, cria-se uma confiança e troca, algo que motiva o leitor a seguir o caminho que aquele conteúdo está indicando.

Assim, o mais comum que é que texto tenha como objetivo vender um produto ou serviço, apresentar uma ideia, indicar o preenchimento de formulários, gerar cliques e assim por diante.

Em outras palavras, a copy serve para converter o leitor através de um texto, sendo uma prática antiga e muito comum até nos jornais.

Copy de sucesso – Crie a sua em 7 passos

copy de sucesso - visão seu cliente

Agora que você já tem uma ideia do que é uma copy, é chegada a hora de entender como montar a sua e, para isso, uma dica interessante é considerar que esse texto possui uma anatomia dividida nas seguintes partes:

  • Cabeça: que se refere a ação que você espera do leitor;
  • Mãos: os processos usados para gerar a ação;
  • Olhos: o visual da copy de sucesso;
  • Coração: emoções geradas no leitor.

Então, vamos aos passos.

1# Entenda a dor do cliente

Para criar uma copy que funcione, você precisa entender qual é a dor do seu público e como pode falar sobre ela, para criar uma identificação.

Por exemplo, se você fala sobre alimentação e dieta, a dor do cliente se refere a emagrecer, vida saudável, qualidade de vida, etc.

Dessa forma, você precisa entender, respeitar e falar sobre essa dor. Mesmo que não diretamente.

2# Copy de sucesso tem algo de valor

Sempre que um indivíduo para e lê alguma coisa, apenas algo de valor vai manter ele interessado.

Afinal, se o conteúdo for igual a qualquer outro, ele provavelmente já leu e vai parar no meio do caminho.

Em outras palavras, você precisa entregar um texto que tenha valor, conteúdo real a ser consumido e que desperte a curiosidade e interesse.

A empresa de Metro Trains de Melbourne, por exemplo, fez isso através de uma campanha de segurança.

Logo, ao invés de criar textos, cartazes e outros, a campanha foi um vídeo animado com o seguinte título: “Maneiras Idiotas de Morrer”.

Além do sucesso através do humor, a campanha ensina e converte.

3# Credibilize suas informações

Nos dias atuais, o acesso à informação é rápido e prático, com poucos cliques.

Assim, não basta você dizer algo, é preciso provar que aquilo é verdade, o que garante autoridade para a sua fala.

Neste cenário, a fica é apontar falas de especialistas, resultados de pesquisas, depoimentos de outras pessoas, testes e assim por diante.

Vale destacar ainda a importância de um texto bem escrito.

Erros de escrita, como palavras erradas ou concordância duvidosa geram a sensação de descrença no leitor.

Isso porque, se você não sabe escrever corretamente, é de se pensar que não seja a melhor pessoa em quem acreditar, não é?

Então, tenha um corretor, releia o conteúdo e fique atento a isso.

4# Gatilhos mentais aceleram os resultados

Sempre que usados de maneira consciente, os gatilhos mentais tem um alto poder de impacto, chamam a atenção do cliente e tornam a copy de sucesso instigante.

Portanto, faz todo sentido você aprender mais sobre isso, para usar corretamente e em pontos estratégicos do conteúdo.

5# Call to Action na copy de sucesso

Call to action são as chamadas de ação que podem ser inseridas em uma copy para criar o senso de urgência.

A partir disso, o leitor sente que precisa fazer algo naquele instante ou o mais rapidamente possível, para não perder a “chance”.

Da mesma maneira, são termos que reduzem o tempo de pensamento, fazendo o cliente agir mais por impulso.

Ideias como “queima de estoque”, “últimas horas/dias/peças”, “desconto para os ‘cem’ primeiros” e “venha conferir agora” são algumas delas.

6# Invista em estratégias

Investir em estratégias envolve alguns passos-chaves, para que você adquira o conhecimento necessário para começar a praticar.

Então, você deve:

  • Estudar os seus concorrentes;
  • Saber tudo do seu negócio;
  • Estudar seus clientes e todas as suas dores e desejos;
  • Fazer pesquisas de mercado de maneira contínua;
  • Analisar formas de desenvolver e melhora a sua copy.

Essas estratégias permitem que você saiba exatamente o que e como fazer para converter através de criações de copys de sucesso.

7# Criatividade e copys de sucesso do mercado

use call to action

Por fim, uma das melhores dicas para criar a sua copy é deixar a criatividade fluir e pensar “fora da caixinha”.

Isso porque, você precisa apresentar algo novo para o seu público, que ele ainda não viu ou sob uma perspectiva diferente.

A Apple, por exemplo, faz isso com três passos: frases curtas e concisas, apresenta detalhes técnicas e cria uma história fascinante e convincente.

Já o Mozilla aposta em frases curtas que ressoam no público, passando uma mensagem.

A Netflix foi ganhando o coração do público com frases curtas, simples e de impacto, culminante no slogan:

“Filmes, séries e muito mais. Sem limites. Assista onde quiser. Cancele quando quiser. Experimente grátis por 30 dias”.

Ou seja, são copys que apresentem a ideia central, oferecendo respostas antes mesmo de você fazer as perguntas.

Enfim, agora que você já sabe como começar a criar textos que vendem, está esperando o que?

Comece agora mesmo e aproveite um mercado repleto de clientes que estão a sua espera. Depois, comenta aqui embaixo o que achou.

Grande abraço e até o próximo post!

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