A grande realidade é que o marketing digital para micro e pequenas empresas pode garantir o sucesso dos negócios, não apenas alavancando as vendas, mas também melhorando o seu posicionamento no mercado.

Em síntese, quanto maior a visibilidade do seu negócio, maior a probabilidade do aumento de vendas.

Como resultado, surge a dúvida de como começar esse processo de marketing, algo que nem sempre é explicado como deveria.

Justamente por isso, aqui, você vai conhecer melhor esse passo-a-passo, para saber o que precisa ser feito e também como colocar isso em prática.

Boa leitura!

O que é marketing digital?

análise de métricas do marketing

A princípio, você deve saber que o marketing digital não elimina completamente o marketing tradicional, sendo possível utilizar as duas estratégias.

Entretanto, a questão é que, hoje, os consumidores estão mais conectados que nunca e, por isso, a sua empresa também precisa estar.

Dessa forma, o marketing digital se caracteriza como um conjunto de estratégias de publicidade que funcionam através de meios digitais, como em sites, blogs e redes sociais.

O principal foco dessa estratégia é levar a sua empresa para um mercado crescente, com milhares de usuários que podem ser potenciais clientes.

Mas não é só isso, esse tipo de marketing é pensado na venda, já que possui diversas características que podem conduzir o cliente até uma compra.

Como hoje o mundo é totalmente conectado, já que a maior parte da população tem acesso a celulares com internet, colocar a sua empresa neste mercado é essencial para os negócios.

Por outro lado, temos o marketing tradicional, que utiliza meios convencionais de publicidade, como a TV, jornais, revistas, panfletos ou até o telemarketing.

Logo, o tradicional faz uso de mídias que ainda são usadas pelo público, mas que possuem um menor poder de influência.

Benefícios do marketing digital para micro e pequenas empresas

Agora que você já está por dentro do assunto, é hora de conhecer os benefícios que essa estratégia pode garantir para o seu negócio. Inclusive, é uma oportunidade para crescimento contínuo.

  • Você consegue criar uma presença online para a sua empresa;
  • Fortalece a sua marca;
  • Permite maior conhecimento sobre os números da sua empresa;
  • Você pode segmentar diferentes personas;
  • Dá para criar conteúdos que convertem;
  • É mensurável;
  • Você consegue atrair público de forma orgânica;
  • Gera audiência;
  • Aumenta as chances de competitividade;
  • Você pode se tornar uma autoridade/referência;
  • Uma das estratégias com melhor custo-benefício para micro e pequenas empresas;
  • A sua empresa estará acessível para milhares de clientes em potencial;
  • É possível interagir com o público de maneira rápida e prática e muitos outros.

Como começar o marketing digital para micro e pequenas empresas 

marketing digital para micro e pequenas empresas

Enfim, separamos um esquema de passo-a-passo de tópicos realmente importantes para que você comece a sua ação de marketing. Não perca mais tempo!

1# Entenda o seu público

Conhecer o seu público é uma das melhores formas de segmentar e escolher as melhores ferramentas para os processos da sua empresa.

Assim, é essencial definir quem é a sua persona e quais as características desse grupo, para criar estratégias e campanhas que realmente funcionam e que vão atingi-los de alguma maneira.

Dessa forma, as vendas aumentam em pouquíssimo tempo.

2# Conheça os canais de marketing digital para micro e pequenas empresas

Além da persona, você precisa conhecer os canais disponíveis para realizar o marketing digital.

Sendo assim, o destaque esta no Google, através de conteúdos de qualidade, e no Facebook, que é uma rede social que permite a criação de anúncios e/ou campanhas, chamado de ADS.

Em outras palavras, você poderá investir em tráfego pago e orgânico, SEO local, interação e engajamento, links patrocinados, parcerias e muito mais.

3# Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma das partes mais importantes do marketing digital para micro e pequenas empresas, já que permite a definição de um plano e de como as coisas vão acontecer.

Um checklist interessante para começar esse planejamento inclui:

  • Definir metas e objetivos específicos de curto, médio e longo prazo;
  • Definir a persona/público alvo das mídias;
  • Entender como funcionam os canais de marketing;
  • Entender como funcionam as plataformas de anúncios, como o Google ADS;
  • Definir o passo-a-passo para ranquear o Instagram;
  • Avaliar qual o orçamento que a sua empresa tem disponível para o marketing;
  • Definir como será realizado o monitoramento dos resultados das ações, etc.

O planejamento estratégico consiste em colocar no papel, ou na tela, tudo aquilo que você vai precisar fazer e como isso será realizado.

4# Marketing de conteúdo é um investimento que vale a pena

Para começar o marketing digital para micro e pequenas empresas, é essencial que você investir em uma página online.

Dessa forma, fazer e desenvolver um blog auxilia no ranqueamento da sua página, aumenta a visibilidade nos motores de busca, como o Google, e amplia as chances de conversão.

Imagine, por exemplo, quantas vezes você abriu uma página, viu uma indicação ou conteúdo sobre algum produto e, então, foi procurar para comprar.

Isso acontece porque a página entra como algo orgânico, acessível e funcional para o público, para compartilhar informações preciosas sobre o seu negócio e aquilo que tem a oferecer.

Como os seus clientes estão online, a sua empresa também deve estar. Mas deve ser uma presença de qualidade, com conteúdos “limpos”, concisos e que tenham uma estratégia definida.

Lembrando que esses textos não são voltados unicamente para venda, mas para nutrir, reter e ensinar o público.

Assim, você ganha a confiança dos leads e se torna uma autoridade no nicho.

Existem ainda outras dicas de passos que você pode seguir, como:

  • Inserir depoimentos de pessoas reais na sua página;
  • Focar na interação e engajamento dentro das redes sociais;
  • Sempre manter o seu perfil atualizado com bons conteúdos;
  • Ter um cronograma de postagens;
  • Disponibilizar um canal de comunicação;
  • Criar grupos de discussão;
  • Investir no remarketing;
  • Descobrir ferramentas de automação que funcionam na sua empresa;
  • Ter uma equipe engajada, etc.

Enfim, o marketing digital para micro e pequenas empresas é essencial para que a sua empresa consiga alavancar de uma vez por todas, aumentando o impacto e a conversão de leads.

Além disso, possui uma série de benefícios importantes, para aumentar os lucros e a visibilidade do seu negócio.

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