Criar textos de propagandas criativas parece um dos verdadeiros superpoderes de algumas marca e empresas. Mas isso não é totalmente inato e pode ser alcançado de diferentes maneiras.

Inclusive, sempre dizer por aí que a propagada é a “alma do negócio”, o que não está errado. Só esqueceram de dizer que a propaganda precisa funcionar.

Justamente por isso, sabemos que a propaganda deve ser criativa, prender a atenção do cliente ou dos potenciais clientes e ir além de imagens e recursos visuais. Aproveitando o espaço para criar um texto que fará toda a diferença.

Pensando nisso, venha agora descobrir como criar o seu!

1# Entenda o que o seu cliente espera

textos de propagandas criativas

A princípio, um dos erros comuns de muitas empresas por aí é focar na ideia básica de público-alvo.

Ou seja, ficar com informações gerais, como idade, gênero e localização.

Claro que isso tem a sua importância nos negócios, mas quando o foco é uma boa propaganda, você precisará ir além disso.

Sendo assim, é essencial entender o que o seu cliente espera da sua marca ou negócio, qual a sensação que ele quer sentir com aquilo que você vende.

Na prática, é comum pensar que um produto vem para suprir uma necessidade ou para resolver um problema, como um aspirador de pó, que serve para tirar o pó.

Por outro lado, você precisa oferecer mais que isso para que o seu produto seja o escolhido. Já que o cliente tem outras opções no mercado.

Assim, seguindo o exemplo acima, você não está vendendo apenas um aspirador para acabar com o pó, você vende também a melhora na qualidade de vida, limpeza, mais tempo livre, adeus aos espirros e assim por diante.

2# A linguagem dos textos de propagandas criativas

Não é nenhum segredo que a linguagem é capaz de unir, ou não, pessoas. E, nas propagandas, isso tem um impacto ainda maior.

Escolher a linguagem a ser usada é entender quem é o seu público, como ele se comunica e qual a forma mais fácil de atingir e chamar a atenção.

Seja de maneira mais formal, informal, profissional, acompanhando as tendências e assim por diante.

Lembre-se que a linguagem varia de acordo com a sua persona bem como com aquilo que você vende.

Uma dica interessante é que nem sempre a propaganda passa a mensagem unicamente através do texto, mas pode unir a imagem a favor da linguagem.

Desse modo, o texto e a imagem se complementam, transmitindo uma ideia para o potencial cliente, causando uma sensação e aumentando as conversões da sua empresa.

3# Estude seus concorrentes

mulher fazendo textos de propagandas criativas

Estudar a concorrência significa entender o que os demais estão fazendo e como exatamente isso está funcionando, ou não, para o público.

Mas calma, estudar a concorrência é bem diferente de copiar a ideia, algo que você nunca deve fazer no seu negócio.

Assim, a dica é que você estude as propagandas os concorrentes estão produzindo para se ater a duas ideias: descobrir o que o público já tem e você não deve fazer bem como para aproveitar os “buracos” que existem no mercado.

Por exemplo, diversas empresas produzem propagandas que fazem uso de animais fofos para atrair o público, algo que realmente funciona.

Porém, se todo os seus concorrentes estiverem fazendo isso, você não se de destacar, ficando no grupo dos iguais.

Então, é interessante pensar em coisas alternativas, para ter um impacto e prender a atenção do público.

4# Fique de olho nas tendências

As tendências mostram exatamente o que está funcionando em um determinado período da história, ou seja, aquilo que o consumidor está buscando.

Principalmente com o crescimento das mídias digitais, as tendências são cada vez mais impactantes, impulsionando todo o mercado e até mesmo outras produções.

Basta ver, por exemplo, como o crescimento das mídias digitais e da comunicação trouxe novos filmes à tona, seguindo essa mesma temática.

Outro exemplo é o TikTok, que se tornou uma verdadeira febre e, mesmo que você não goste, saiba que ele é uma grande vitrine para as empresas.

Dessa forma, acompanhe quais são as tendências e como o seu público está utilizando-as, para garantir presença onde o comprador estiver ou para produzir aquilo que eles estão procurando.

5# Textos de propagandas criativas: aposte também nos recursos áudio visuais

tendências de textos criativos

Entre os cinco sentidos humanos, a visão é um dos mais impactantes na propaganda, junto com o som, que pode despertar uma emoção, uma ação ou mesmo um sentimento.

Logo, faz sentido ir além dos textos, que precisam ser incríveis, para criar um combo de conversão que faça parte do seu cronograma.

Um dos melhores exemplos disso é a propaganda da Frontline, uma imagem gigante de um cachorro se coçando que foi colada no chão de um shopping como texto: “Get them off your dog”.

Quando vista de cima, a sensação era que as pessoas fossem pulgas, com a solução escrita ao lado.

Então, veja quais são as opções de vídeos, imagens ou áudios que funcionam na sua propaganda.

6# Concentre-se na emoção

Todos os textos de propagandas criativas, e seus respectivos elementos, como imagens, tem algo em comum: provocam uma emoção no leitor.

Independentemente da emoção, esse tipo de reação faz com que o cliente queira resolver aquilo o quanto antes, se identifique ou confie no que você diz.

O apelo emocional é capaz de surpreender ou instigar aqueles que são expostos na propaganda.

Para isso, você pode usar a alegria, tristeza, raiva, nojo, ansiedade, vaidade, inveja e até apelar para questões morais, comuns na política.

Um exemplo bacana é uma propaganda da Pedigree, que possui algumas variações.

Basicamente, a empresa fez uma série de fotos de pessoas sozinhas em lugares e posições que pareciam realmente tristes, como na praia e sentada em uma pedra.

Ao lado, foi colocada a mesma imagem, mas com o homem acompanhado de um cão e a frase: “Um cachorro faz sua vida mais feliz. Adote.”

Todo o contexto visual e o texto mudam, de uma imagem para outra, a emoção, cumprindo a ideia da marca.

Enfim, os textos de propagandas criativas envolvem uma série de características, como as emoções, o uso de boas imagens com bons textos, estudo dos concorrentes e tendências e muito mais.

Seguindo cada uma dessas dicas, você pode começar a produção de propagandas para a sua empresa, garantindo uma boa conversão e a confiança e interesse do público.

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