Escolher uma agência de inbound marketing para o seu negócio é a melhor alternativa para impulsionar as suas vendas, se consolidar no mercado e ainda ganhar visibilidade.

Assim, é possível não apenas lidar com a concorrência, mas se tornar uma autoridade dentro do ramo, atingindo objetivos cada vez maiores.

Justamente por isso, a agência tem a sua importância no marketing tradicional e digital, já que realiza o trabalho de branding bem como o planejamento estratégico que você precisa.

Pensando nisso, aqui, você vai descobrir como exatamente fazer uma boa escolha e começar ter todas as vantagens que precisa e que podem mudar os números da sua empresa.

Boa leitura!

4 passos para escolher uma agência de inbound marketing

agência de inbound marketing

Antes de mais nada, é importante definir exatamente do que estamos falando aqui, de maneira simples e bem prática.

Na prática, o inbound é traduzido como marketing de atração, onde o cliente procura a empresa, e não o contrário. Sendo que o tradicional é chamado de outbound.

Portanto, esse marketing de atração tem como objetivo a atração do cliente em potencial e, a partir disso, a criação de um relacionamento.

Dessa forma, o cliente é atraído até o seu site ou blog, onde você disponibiliza conteúdos autorais e personalizados para educar a audiência.

Neste cenário, a agência de inbound marketing é responsável por uma série de atividades, combinadas previamente e com o objetivo de potencializar o seu negócio.

Logo, é comum que as estratégias sejam voltadas para a necessidade de cada cliente.

A partir disso, vem conhece o passo-a-passo de como fazer a melhor escolha.

1# Saiba quais são as suas necessidades

O primeiro passo para começar a procurar uma agência é entender o que você precisa que ela faça.

Em outras palavras, quais são as suas necessidades.

Mas pode ser que você não tenha total compreensão do que precisa, o que resulta em algumas dúvidas sobre o tipo de serviço que está procurando.

Se este for o seu caso, sempre considere as ações de marketing praticadas pelo seu negócio e o que está ou não funcionando, como por exemplo:

  • Identidade visual;
  • Cronograma de postagens;
  • Ranqueamento do Instagram;
  • Melhoramento de processos;
  • Copys que funcionam;
  • Apresentações;
  • Baixo engajamento ou tráfego;
  • Baixa conversão, etc.

Fazer uma listagem das suas necessidades, pode ajudar na hora de procurar, comparar e escolher a melhor agência para esta parceria.

Geralmente, esse tipo de suporte é mais indicado para pessoas que precisam de um time que possa ajudar de forma constante.

2# Veja a reputação da agência de inboung marketing

reputação de uma empresa

Sempre que o assunto é contratar alguém que possa ajudar com o seu negócio, é essencial considerar a imagem dessa empresa no mercado.

Isso porque, a reputação pode te ajudar a entender melhor como a agência pode contribuir para o seu crescimento, mas também evitar que você seja um profissional medíocre.

Inclusive, existem diversas dicas para que você não seja um marqueteiro medíocre, o que é de extrema valia para o sucesso. Vem conferir aqui.

Portanto, o ideal é que você converse com outros clientes da agência, para saber o que eles têm a dizer sobre os serviços oferecidos.

Além disso, é uma forma de saber mais sobre o custo-benefício, se os valores condizem com a qualidade de com o seu caixa e muito mais.

Assim, veja as notícias, certificações, parceiros, avaliações em outras plataformas, como o ReclameAqui, etc.

Cases de sucesso

Uma dica especial é aproveitar um gatinho bastante conhecido no mercado: a prova social.

Em síntese, veja quais são os casos de sucesso que a agência apresenta e quais foram os resultados obtidos por elas.

Ao entrar no site da empresa, por exemplo, é comum encontrar um portfólio detalhado, com alguns casos e amostras do projeto.

Assim, você consegue investigar se as promessas realmente são válidas.

3# Orçamentos: a importância de uma análise prévia

Antes de fechar com qualquer agência de inbound marketing, é essencial fazer um orçamento.

Os orçamentos servem para entender qual o valor de cada serviço, de acordo com as necessidades que você apresentou e os trabalhos que foram definidos.

Por exemplo, se você orçar com três agências diferentes, compare os valores totais, mas também individuais, para entender melhor como o seu dinheiro será usado.

Vale destacar que o orçamento não deve nunca ser avaliado de maneira individual, mas sim como parte do processo de escolha.

Imagine que você viu duas empresas diferentes, a mais barata tem várias reclamações, enquanto que a mais cara possui várias certificações e casos de sucesso.

Ou seja, tanto para o seu negócio quanto para o seu bolso, a segunda pode ser a parceira ideal.

4# Veja como a agência de inbound marketing realiza suas próprias ações

estratégias de uma empresa

Provavelmente você já ouvir por aí que, antes mesmo de trabalhar para outras pessoas, todo negócio começa através das ações voltadas para si mesmo.

Dessa forma, uma agência focada em marketing, não vai realizar ações apenas para os clientes, mas também para si.

Logo, analisar a maneira como o inbound próprio é feito, e todas as demais atividades, funciona como uma amostragem de trabalho.

Se você notar que a empresa faz um trabalho ruim, usa estratégias muito antigas ou que já não dão resultado. Talvez seja melhor repensar essa escolha.

Sendo assim, observe as redes sociais, todo o design, as chamadas, a forma de comunicação e tudo o mais.

Afinal, a agência deve ser a própria vitrine do trabalho que oferece.

Uma dica é se ater a quesitos como:

  • O SEO aplicado no Facebook e outras redes;
  • A otimização das páginas;
  • O tempo de carregamento das páginas e a usabilidade;
  • Posts usados nas redes sociais;
  • Design e cronograma de postagens;
  • Como são as respostas que a agência oferece ao público;
  • Se está presente no Google Maps ou não;
  • Conteúdos e materiais gratuitos que oferece, entre outros.

A agência de inbound marketing pode ajudar o seu negócio a atrair, nutrir e converter o público. Sendo um investimento valioso para muitos.

Portanto, siga cada uma das dicas apontadas acima para escolher aquela que melhor se encaixa as suas necessidades.

Depois, comenta aqui embaixo o que achou desse post ou aproveite para conferir o que mais já está disponível aqui para você.

Entre para a Comunidade Resultados Ninja

A Comunidade Resultados Ninja é utilizada por pessoas comuns para aprender, compartilhar e colocar em prática técnicas de marketing digital, tráfego e vendas que visam gerar novos clientes. E sabe o melhor? TOTALMENTE GRATUITA.

Deixe Seu Comentário