O copy para Instagram surge como uma estratégia de mercado voltada para o aumento ou mesmo início das vendas, quando um negócio já está em pleno funcionamento, mas as coisas parecem não acontecer como deveriam.

A partir disso, o copy é uma maneira de nutrir e converter o seu lead, favorecendo o aumento de seguidores e também o engajamento.

Naturalmente, a partir de um bom conteúdo, você conseguirá vender mais e tornar o processo mais rápido, simples e prático.

E não é só isso.

Quando pensamos no Instagram, também é preciso ter em mente que se trata de uma rede social visual, ou seja, a maneira como a informação é apresentada faz toda a diferença.

Afinal, a base dessa mídia são as imagens compartilhadas com o público, que podem ou não chamar a atenção e vender.

Para isso, aqui, você vai conferir os passos para começar a sua melhor criação.

Boa leitura!

1# Conheça o seu público

copy para instagram - conheça seu público

Antes de começar a pensar em ranquear o Instagram, você precisa saber quem são os leads que acessam ou poderiam ter interesse no seu perfil.

Em síntese, toda a produção que você fizer, seja um texto ou uma imagem, deve ser pensada nesse público, para atrair e reter.

Caso contrário, o seu perfil sempre estará flopando e você não vai chegar a lugar algum.

Conhecer o público é entender quais são as dores e problemas dessas pessoas, o que eles procuram e como se comunicam.

Um perfil voltado para o público mais jovem é diferente daquele voltado para um público mais madura, acima dos 40 anos.

Essas características são importantes para definir a linguagem, tipo de imagem, apresentação, formas de interagir e assim por diante.

Em outras palavras, você precisa aumentar a visibilidade mostrando o que essas pessoas querem ver.

Dica de ouro

Para isso, defina exatamente quais são os seus objetivos dentro da plataforma. Desde engajamento até venda.

Isso vai auxiliar no processo de construção da sua imagem e conversão.

2# Legendas: descubra como aproveitar esse espaço

copy para instagram - redes sociais

As legendas nas redes sociais são espaço pequenos e com um enfoque bem direto.

Isso porque, o usuário, só vai parar e ler e legenda se ela realmente for interessante, instigar e gerar curiosidade.

Sendo assim, não basta adicionar poucas palavras e dizer “compre”. Acredite, você não vai chegar a lugar algum.

Além de usar uma linguagem poderosa, pensada no seu público, esse espaço precisa ser melhor aproveitado.

Dessa forma, é aqui onde você deve encantar o leitor e contar uma história ou apresentar dados que não gerem nenhum tipo de dúvida ou que esclareçam, trazendo respostas.

Faça isso com o mínimo de palavras possível, mas aproveitando ao máximo cada palavra.

3# Verbos de ação e CPTs para copy no Instagram

Em síntese, os verbos de ação impulsionam o leitor a fazer alguma coisa enquanto que as CTAs mostram a direção.

Não à toa, são usados em conjunto.

Dessa maneira, você vai mostrar o caminho que o leitor precisa seguir, o que funciona muito bem quando você aposta no storytelling.

Sendo assim, a dica é eliminar palavras impotentes, que não causam um bom efeito, e criar um texto crescente, com significado e que coloque o leitor como protagonista.

Ao invés de dizer: “muitos brasileiros tem problemas para organizar dinheiro”, você pode dizer “o seu problema com finanças pode ser resolvido agora, basta você (…)”.

Essa alteração no tom faz toda a diferença, aproxima, gera confiabilidade e leva o leitor a uma ação mais rápida.

4# Mostre que você é uma autoridade no assunto

logo do instagram

A copy no Instagram também depende do quanto você é considerado como referência dentro do nicho no qual atua.

Dessa forma, se o leitor considerar você como autoridade, ele acredita naquilo que você diz e as chances de resultados rápidos são maiores.

Mas como fazer isso?

Com enfoque no texto que está produzindo, você deve mostrar que sabe o que está dizendo.

Para isso, apresente aquela informação de maneira clara e concisa, com opiniões de especialistas, dados que comprovam o que está dizendo e sem se considerar como invencível.

Se você é bom e sabe disso, o leitor vai perceber naturalmente, você não precisa dizer isso a ele.

Empatia, modéstia, respeito e transparência são essenciais.

5# Gatilhos mentais: o poder de uma copy para Instagram

copy para instagram

Os gatilhos são usados para gerar uma ação rápida, fazendo com que o leitor pense menos e siga o seu “conselho”.

Para isso, existem diferentes tipos de gatilhos, como o de urgência, conexão, especificidade, exclusividade, compromisso, etc.

Você pode usar diferentes gatilhos em uma mesma copy, desde que fique harmônico.

Em síntese, não basta ir adicionando palavras e ideias, elas precisam fazer sentido e se tornarem parte do que você está dizendo, além de ser uma verdade para aquele que lê.

6# Mostre exemplos das transformações

Se você quer vender alguma coisa, precisa mostrar para o público que aquilo realmente funciona ou quais são as vantagens que ele apresenta.

Então, além de apresentar as características do que você vende, mostre o que o público tem a ganhar com esse investimento.

A dica é mostrar como o produto pode mudar a vida do lead, como já mudou a vida de outras pessoas, como essa transformação acontece e os benefícios disso.

Não foque apenas no produto e na marca/empresa, foque no cliente e em como ele pode ganhar ao comprar/investir.

Ou seja, é “ver para crer”

7# Copy para Instagram – Aproveite todos os recursos da plataforma

recursos da plataforma

Por fim, uma das regras para você não ser um profissional medíocre e criar uma copy para Instagram que funciona, é conhecer e usar o que a plataforma tem a oferecer.

Assim, a rede social possui diversas ferramentas de impacto, que agregam valor ao seu perfil e precisam ser aproveitadas, como:

  • Reels;
  • IGTV;
  • Stories;
  • Conta comercial;
  • Relatórios;
  • Etiquetas;
  • Hashtags;
  • Carrossel e muito mais.

Ao criar um planejamento que facilite o uso dessas ferramentas, você vai notar que tudo fica ainda mais simples, principalmente ganhar seguidor e vender.

Dessa forma, comece a estudar a rede, acompanhe as novidades e mudanças e também eleve os seus ganhos.

Ficou na dúvida? Comenta aqui embaixo o que mais você quer saber e não deixe de conferir os outros posts que podem mudar o seu faturamento.

Grande abraço e nos vemos no próximo post!

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